Guarda celebra Festas da Cidade de 22 a 30 de julho. Veja o Cartaz!

Cultura Desporto Cidadania e Participação Informações e Serviços Juventude
07/07/2023

​A Guarda volta em 2023 a celebrar as suas Festas da Cidade. Ao longo de nove dias, entre 22 e 30 de julho, as festividades vão andar à volta da Música, do Desporto e do Lazer e vão desenvolver-se em quatro locais da cidade, divididos por três palcos (Música e Documentários) e pela Zona da Torre de Menagem (com parque aquático e atividades desportivas).

MÚSICA

Palco Forte – Praça Luís de Camões

Palco principal destas festas onde atuarão bandas de vários quadrantes da POP nacional, do rock ao hip-hop, passando pela eletrónica.

Palco Feelarmonias – Jardim José de Lemos

Palco dedicado a bandas filarmónicas da Comunidade CIMBSE, de reconhecida qualidade, promovendo este património imaterial, sinonimo de cultura e com uma inegável importância na formação de tantos e tantos jovens.

Palco Mundos – Alameda de Santo André

Palco dedicado às Músicas do Mundo e à cultura etnográfica portuguesa, com apresentação dos documentários “As Artes da Terra”, desenvolvidos pelo Teatro Municipal da Guarda e pela Zero Graus.

Programa Palco Forte – Praça Luís de Camões

28 a 30 de julho – Concertos às 23h00

28 de julho (sexta)

Dino d’ Santiago

Virgul

29 de julho (sábado)

Xutos e Pontapés

Wilson Honrado

30 de julho (domingo)

Marisa Liz

Protest and Survive

Programa Palco Feelarmonias – Jardim José de Lemos

22 a 30 de julho – Concertos às 19h00

22 de julho – Gooze HMB

23 de julho – Banda Filarmónica de Famalicão da Serra

24 de julho – FarraTuga

25 de julho – Artistas del Gremio (Zaragoza)

26 de julho – Fanfarra NemFáNemFum

27 de julho – Fanfarra Kaustika

28 de julho – Fanfarra Desbundixie Band

29 de julho – Banda Filarmónica de Silvares (Fundão)

30 de julho - Beira Brass Band

Programa Palco Mundos– Alameda de Santo André

22 a 30 de julho – Concertos às 21h30

22 de julho – 41.º Festival de Folclore da Cidade da Guarda [Portugal e Espanha]

23 de julho – Mario Lucio & Os Kriols – [Cabo Verde]

24 de julho – Fanfara Station – [Itália |Tunísia |USA]

25 de julho – Puuluup [Eslovénia]

26 de julho – Xosé Lois Romero & Aliboria [Espanha]

27 de julho – Ambar [India/Portugal]

28 de julho – Chulada da Ponte Velha + Ferve & Filipe Cordeiro [Portugal/Brasil]

29 de julho – Festival de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu

30 de julho – “Espantalhos”, pela Associação Cultural e Recreativa da Sequeira (18h00) e Chakavak Project [Irão] (21h30).

Apoios: Centro Cultural da Guarda (41.º Festival de Folclore da Cidade da Guarda); Associação de Jogos Tradicionais (no âmbito do 41.º Festival de Folclore) e Centro Social da Póvoa do Mileu (Encontro de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu)

DOCUMENTÁRIOS

Palco Mundos – Alameda de Santo André 24 a 27 de julho – Documentários às 18h00

Projeto “As artes da terra”

O Teatro Municipal da Guarda (TMG), no âmbito da programação descentralizada pelo território desenvolveu, em parceria com a Zero Graus, o projeto As Artes da Terra, que visa perpetuar as artes e ofícios do nosso concelho, através do testemunho de quem deu corpo e alma as estas práticas o longo de uma vida. E tão importante como mantermos a memória destas práticas vivas, é percebê-las como um potenciador da economia local. Através destes primeiros 9 documentários, pretende-se comunicar o potencial artístico ligado às artes e ofícios do nosso concelho.

Para ver:

Tesouras de Tosquia do Jarmelo

Facas do Verdugal, de Pêra do Moço

Cestaria de Gonçalo

Cobertor de Papa de Maçainhas

Cestaria em Castanho, as albardas e os garrafões empalhados de Famalicão da Serra

Enfeites das ovelhas e o enramar dos cajados, de Fernão Joanes

O Pão e o Queijo de Videmonte

As molídias, do Marmeleiro

As Campainhas de Maçainhas

PARQUE AQUÁTICO

Escorregas com água e insufláveis – zona da Torre de Menagem 28 a 30 de julho – das 10h00 às 20h00

Esta atividade mistura animação, diversão, música e muito boa disposição. Na zona envolvente da Torre de Menagem, é montado um Parque Aquático Urbano composto por escorregas de água e outros equipamentos insufláveis de diversão. Na edição deste ano, estão disponíveis dois escorregas, um com aproximadamente 200 metros e o outro com 100 metros. Na zona lounge, além de bar, será montada uma área de descanso e a animação estará a cargo de Dj´s.

SUNSET FITNESS

Atividade Desportiva – zona da Torre de Menagem 29 e 30 de julho – das 18h00 às 20h00

Inseridas na programação de atividades desportivas a decorrer no período das festas da cidade, vão ser realizadas Aulas de Grupo dinamizadas com os Ginásios da Guarda. O Município da Guarda volta nesta edição das Festas da Cidade a lançar o desafio para que os Ginásios saiam à rua, promovendo as mais variadas modalidades de treino. O objetivo é aliar a prática desportiva ao ar livre e divulgar/promover o desporto junto dos munícipes. A iniciativa é gratuita.

Imagem: Guarda celebra Festas da Cidade de 22 a 30 de julho. Veja o Cartaz!