Ações desenvolvidas e resultados obtidos no âmbito da operação “REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS EM QUINTA DE CIMA E VILA MENDO (Subsistema de Vila Fernando)”

Informações e Serviços
14/07/2023

O Municipio da Guarda através dos Serviços Municipalizados desenvolveu exaustivos trabalhos de forma a dotar o Concelho da Guarda de sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas. O Concelho tem uma área de 71.210 ha, com povoações dispersas e algumas isoladas, de topografia muito irregular, com desníveis significativos entre localidades e mesmo dentro delas próprias, fato que tem condicionado a execução das infraestruturas de saneamento.

Para a continuação da concretização desse objetivo, foram apresentadas diversas candidaturas nos termos do Aviso de abertura de candidatura nº POSEUR-12-2016-38 – Operações que visavam o fecho de sistema de abastecimento de água em baixa e de sistemas de saneamento de águas residuais e que visam a redução da poluição urbana nas massas de água.

Uma das candidaturas abrangia as povoações de Quinta de Cima e Vila Mendo, da freguesia de Vila Fernando, tendo sido aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional com um investimento elegível de 415.748,62€ e uma concessão de uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão de 85% à operação com o código POSEUR-03-2012-FC-000227 designada por REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS EM QUINTA DE CIMA E VILA MENDO (Subsistema de Vila Fernando).

Esta operação com inicio a 29-06-2018 e entrada em funcionamento a 13-10-2020 teve como objetivo contribuir para o fecho do sistema de saneamento de águas residuais em alta e baixa, otimizando a utilização da capacidade instalada e o acesso das populações às infraestruturas de saneamento, consideradas serviços básicos e essenciais, através da extensão do serviço às localidades de Quinta de Cima e Vila Mendo, com ligação à ETAR de Vila Fernando, já em funcionamento sob gestão da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A, e com comprovada capacidade de receber os afluentes.

Este projeto contribuiu para o fecho do sistema de saneamento de águas residuais, otimizando a utilização da capacidade instalada, do investimento já efetuado no sistema em alta cofinanciado por fundos comunitários anteriores, nomeadamente: POVT-12-0146-FCOES-000131, 2002/PT/16/C/PE/010/02, 200/PT/16/C/PE/007/04”, bem como o acesso das populações às infraestruturas de saneamento, consideradas serviços básicos e essenciais, através da extensão do serviço às localidades de Quinta de Cima e Vila Mendo, com ligação à ETAR de Vila Fernando, já em funcionamento sob gestão da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A,

Com a concretização da obra financiada foram executados 4,4 Km de rede de coletores no conjunto das duas povoações e 67 ramais domiciliários, permitindo que o mesmo numero de edifícios existentes ficasse servido de drenagem de águas residuais domésticas, com ligação a órgão de tratamento adequado e consequentemente ficasse servida desta infraestrutura a população aí residente.

Imagem: Ações desenvolvidas e resultados obtidos no âmbito da operação “REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS