Guarda avança com Empresa Municipal para gerir Habitação

Direitos sociais Habitação Urbanismo Informações e Serviços
18/07/2023

Guarda investirá 40 milhões de euros na Habitação Social nos próximos 3 a 4 anos, para construção de 325 fogos habitacionais, situação que conduzirá a um aumento muito significativo das competências municipais no domínio da habitação. Neste seguimento, e por a Câmara não possuir meios técnicos e humanos suficientes para gerir este volume de investimento público em tão pouco tempo – atualmente a câmara gere 45 fogos em regime de renda apoiada, 12 em regime de renda condicionada, e 38 como arrendamento em regime geral – foi proposta e aprovada em reunião de Câmara e posteriormente em Assembleia Municipal a criação de uma Empresa Municipal, exclusivamente participada pelo Município.

A Habitação é um dos principais vetores na aposta social do executivo municipal e por isso a Câmara da Guarda vai avançar com uma série de medidas por forma a que o acesso a Habitação acessível e social seja, cada vez mais, um direito de todos e em especial dos que mais a necessitam, nomeadamente os jovens que escolhem o nosso concelho para estudar e trabalhadores e empresas que se queiram aqui fixar.

No caso da autarquia da Guarda, estão em causa 325 fogos para habitação acessível e social. Desse número, 225 estão em fase de preparação de candidatura e em articulação com IHRU e CIM BSE; 50 estão também em fase de candidatura, no âmbito do “Programa 1º Direito” e abrange a resolução de problemas do Bairro da Fraternidade; e outros 50 fogos ao abrigo do mesmo Programa mas para ao Centro Histórico da cidade “mais alta”, abrangendo edifícios já adquiridos pela Câmara e outros que a autarquia pretende ainda vir a adquirir, estes ainda em fase de elaboração de candidatura. Estes 325 fogos correspondem a um investimento, nos próximos três a quatro anos, de mais de 40 milhões de euros.

Sobre a criação da Empresa Municipal (EM): GUARDA VIVA - REABILITAÇÃO URBANA E GESTÃO DO PATRIMÓNIO EDIFICADO, E.M. S.A., importa esclarecer ainda que a eficiência e a eficácia obtidas com a criação dessa estrutura serão ampliadas porque a estrutura organizacional, os processos de trabalho e de comunicação, as competências técnicas e humanas e todos os recursos materiais e tecnológicos da nova entidade serão obtidos e organizados com o objetivo de exercer exclusivamente as atividades delegadas.A EM pretende obter uma maior amplitude de ferramentas de gestão dos equipamentos e projetos que lhe estão afetos.

Imagem: Guarda avança com Empresa Municipal para gerir Habitação