Agenda Cultural da Guarda: HMB e Paulo de Carvalho no TMG; o SIAC no Museu; e exposições nos 15 anos da BMEL

Cultura Informações e Serviços
10/10/2023

Serão mais de 100 as atividades que decorrerão, durante os meses de outubro, novembro e dezembro, nas três infraestruturas do Município da Guarda: Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL), Museu da Guarda e diversos espaços do concelho.

Para o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, «esta Agenda Cultural é um convite para explorar, apreciar e apoiar a arte da nossa comunidade, nunca esquecendo de trazer à Guarda o que de melhor se produz a nível nacional».

O Teatro Municipal da Guarda termina o último trimestre do ano com atividades diversificadas e direcionadas para todos os públicos. Uma programação com grandes nomes a nível nacional e internacional, mas também com uma forte aposta na produção artística local.

A 14 de outubro a banda portuguesa de soul e funk, HMB, sobem ao palco do Grande Auditório e o Café Concerto recebe, a 27 de outubro, a Banda de indie rock, Pedro e os Lobos.

“Bora Lá Laborar”, do Teatro Ferro e “Guarda a Nossa Rádio” são duas das peças que estarão em cena no TMG, no dia 19 e 21 de outubro. E o Teatro Calafrio apresenta nos dias 14, 15 e 16 de dezembro a peça “O Mal de Ortov”, no Pequeno Auditório. Uma história de um homem que convida a comunicação social para transmitir o seu suicídio, em direto, no noticiário, após confessar o homicídio da sua vizinha.

A marcar as Comemorações do dia da Cidade, a 27 de novembro, Paulo de Carvalho, sobe ao palco do Grande Auditório. Durante o espetáculo, o músico irá percorrer os seus grandes êxitos, abrilhantando o público com a sua voz que soube amadurecer com a idade.

Emmy Curl marcará presença na Guarda, no Café Concerto do TMG, no dia 4 de novembro e Salomão Soares e Anna Setton atuarão no Pequeno Auditório, no dia 18 de novembro.

A 11 de novembro o Grande Auditório transforma-se em sala de cinema para receber o filme “O Soldado Nobre” de Jorge Vaz Gomes e Beatriz Gosta traz até à cidade mais alta o seu novo espetáculo “Resort”, a 24 de novembro. Em dezembro o TMG recebe a cantora luso-caboverdiana, Carmen Souza, no dia 2 de dezembro e o Tributo a Tina Turner, “Simply The Best”, no dia 7. A arte também vai estar presente no Teatro da Guarda com as exposições “Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão”, dos artistas guardenses Pushkhy e João Brigas Louro, até 18 de novembro e Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras, com inauguração a 15 de dezembro. As exposições estarão patentes na Galeria de Arte do TMG.

No Museu da Guarda serão várias as exposições de artistas regionais e nacionais que irão estar patentes ao longo destes três meses.

Destaque para a inauguração de várias exposições no Museu e nos espaços expositivos existentes nas aldeias de Famalicão, Aldeia do Bispo e Gonçalo, para as atividades do Serviço Educativo. No dia 23 de novembro será apresentado o N.º 45 da revista Praça Velha - Revista Cultural da cidade da Guarda. Dá, ainda, continuidade às Visitas Encenadas acompanhadas por momentos musicais, em que serão envolvidos atores locais e coletividades culturais.

Destaque, ainda, para a 7ª Edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda, que decorrerá de 9 a 19 de novembro, onde participarão vários artistas plásticos de diversos países. A iniciativa decorrerá não só no Museu da Guarda, mas também na Capela do Solar dos Póvoas e Torre de Menagem e tem por mote Eduardo Lourenço.

Já a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço dá seguimento à sua programação variada, dirigida a diversos tipos de público e idades, composta por apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, oficinas variadas e conversas. São destaque deste trimestre: o documentário Annie Ernaux – Os Anos Super 8, pelo Cineclube da Guarda no dia 10 de outubro, às 18h30. Realizado pela Nobel da Literatura de 2022, o documentário retrata um tempo e um lugar que mostram não apenas momentos de intimidade entre vários elementos da família, mas também o funcionamento da sociedade francesa daquela época.

A sessão de literacia e saúde mental, educação e parentalidade consciente, 'Filho (a), eu também sou importante' por Ana Higuera decorre no dia 14 de outubro e o Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” - Texto e contextos na obra de Vergílio Ferreira por António José Dias de Almeida, no dia 26 de outubro.

Em novembro destaque para o Recital de Poesia e Música Toda a poesia é luminosa, por César Prata e António Saraiva, uma parceria com a Associação local Calafrio, no dia 18 de novembro e para as exposições “Tempos de Eduardo Lourenço” de Maria Manuela Baptista, Maria Manuela Cruzeiro e Fernanda de Castro e “Um (e)terno olhar: Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda”, assinalando os 15 anos da BMEL. As sessões de inauguração decorrerão no dia 24 de novembro. No dia 7 de dezembro será entregue na BMEL o Prémio Eduardo Lourenço 2023. No ano em que se assinala o centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, o prémio será entregue à escritora Lídia Jorge, na Sala Tempo e Poesia.

Pelo o concelho também decorrerão várias iniciativas, com destaque para os Festivais de Cultura Popular. Nos dias 21 e 22 de outubro a freguesia do Marmeleiro recebe a Festa do Saber e Sabor da Marmelada e no final do mês, dia 28 e 29 de outubro, a Festa da Castanha faz-se na Aldeia do Bispo. Em novembro os festivais decorrem em Famalicão da Serra, com a Festa da Castanha e da Jeropiga, nos dias 4 e 5 de novembro e no Vale da Teixeira (Benespera, João Antão, Ramela e Vela), nos dias 18 e 19 de novembro, com o Festival do Azeite do Vale da Teixeira e a 4 e 5 de novembro.

Pode consultar toda a programação aqui.

Imagem: Agenda Cultural da Guarda: HMB e Paulo de Carvalho no TMG; o SIAC no Museu; e exposições n