Ações desenvolvidas e resultados obtidos no âmbito da operação "Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas em Outeiro de São Miguel e Quinta da Pocariça"

Ambiente Segurança Urbanismo Informações e Serviços
10/11/2023

O Municipio da Guarda através dos Serviços Municipalizados desenvolveu exaustivos trabalhos de forma a dotar o Concelho da Guarda de sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas. O Concelho tem uma área de 71.210ha com povoações dispersas e algumas isoladas, de topografia muito irregular, com desníveis significativos entre localidades e mesmo dentro delas próprias, fato que tem condicionado a execução das infraestruturas de saneamento.

Para a continuação da concretização desse objetivo, foram apresentadas diversas candidaturas ao Aviso POSEUR-12-2016-38, com operações que visavam o fecho de sistema de abastecimento de água em baixa e de sistemas de saneamento de águas residuais para fornecimento de águia em qualidade e redução da poluição nas massas de água.

A candidatura POSEUR-03-2012-FC-000230 designada por REDE DE DRENAGEM DE ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS EM OUTEIRO DE SÃO MIGUEL E QUINTA DA POCARIÇA (Subsistema de Guarda – S. Miguel), que abrange os aglomerados do Outeiro de São Miguel na freguesia da Arrifana e Quinta da Pocariça na freguesia de Guarda. Foi aprovada pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Sustentabilidade no Uso de Recursos, com um investimento elegível de 744.606,69€, com uma comparticipação financeira do Fundo de Coesão de 85%,

As obras executadas no âmbito desta operação, através de duas empreitadas, tiveram início a 9/5/2018 e a entrada em funcionamento ocorreu entre setembro de 2020 e novembro de 2021. Com esta obra concretizou-se o objetivo de fecho do sistema de saneamento de águas residuais em alta e baixa, otimizando a utilização da capacidade instalada na ETAR de S. Miguel, disponibilizando o acesso das populações do Outeiro de São Miguel e da Quinta da Pocariça às infraestruturas de saneamento com ligação à ETAR de São Miguel, na Guarda, já em funcionamento sob gestão da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A, e com comprovada capacidade de receber os afluentes.

Imagem: Ações desenvolvidas e resultados obtidos no âmbito da operação