A 6 de Janeiro, cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do TMG

Cultura Informações e Serviços
28/12/2023

​Em dia de Reis, 6 janeiro, pelas 21h30, tem lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda o espetáculo 'Vamos Cantar as Janeiras'. A iniciativa, que integra o programa da Guarda, A Cidade Natal, conta com o envolvimento das coletividades do concelho da Guarda.

Em palco estarão perto de 450 os participantes de 18 coletividades sob a orientação do encenador Jorge Pedro Narciso, diretor artístico da Festa da Santa Bebiana – festival de inverno da região – e Sons da Terra – festival de sonoridades autóctones e trabalha com o Laboratório Criativo Maria Zimbro desde 2017, na implementação de projetos ligados ao património imaterial e à criação e mediação comunitária. É também diretor da Casa da Cultura do Paúl.

Nesta edição de 2024, participam no Cantar das Janeiras: Grupo de Cantares da Casa de Saúde Bento Menni; Grupo de Cantares Sete Vozes de Vila Fernando; Coral Pedras Vivas; Grupo de Cantares do Marmeleiro; Grupo de Cantares de Alfarazes; Grupo Cantares 'A Mensagem'; Grupo de Coral de Maçainhas; Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula; Grupo de Cantares Cantarinhas de Famalicão; Grupo de Cantares da Sequeira; Grupo Cantares da Faia; Grupo de Cantares das Lameirinhas; Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu; Grupo de Cantares da Arrifana; Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda; Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo; CERCIG – Guarda; Grupo Vozes da Quinta de Gonçalo Martins e Grupo de Concertinas Peramocences.

Este espetáculo, que o Município da Guarda tem vindo a promover na última década, está baseado na tradição popular do 'Cantar as Janeiras'. Nesta tradição secular, os mais pobres pediam aos mais abastados que partilhassem um pouco da sua riqueza. As janeiras eram, portanto, uma oportunidade para manifestar solidariedade, para ajudar aqueles que mais precisavam. E no escuro da noite lá vinha uma morcela, um presunto e frutos secos. Quando o pedido não era correspondido existiam também quadras apropriadas para responder ao gesto avaro.

O bilhete para o espetáculo tem um custo de 1 euro e está disponível na bilheteira do Teatro Municipal da Guarda (271 205 241 ou bilheteira@tmg.com.pt). O valor do ingresso, e da totalidade arrecadada na Bilheteira, reverterá a favor de Instituições de Solidariedade Social do concelho.

Imagem: A 6 de Janeiro, cantam-se as Janeiras no Grande Auditório do TMG