Informações e Serviços
08/01/2024

O Município da Guarda apresentou a agenda cultural do primeiro trimestre da 2024 a 4 de janeiro, no Teatro Municipal da Guarda. Na Conferência de Imprensa, o presidente da Câmara da Guarda fez balanço muito positivo da Agenda Cultural do Concelho em termos de público do ano de 2023. O autarca destacou o Teatro Municipal da Guarda que atingiu mesmo o maior número de público de sempre, com mais de 25 mil pessoas (25 186) a assistir e a participar em espetáculos. Também no Museu e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço os números cresceram. Passaram pelo Museu da Guarda em 2023 perto de 19 mil visitantes (18 706) e participaram nas atividades da BMEL perto de 11 mil pessoas (10 630). Em resumo, nos três espaços do Município da Guarda, em 2023, houve 54.500 pessoas a assistir e a participar nas iniciativas culturais.

Recorde-se que a nova agenda, de janeiro a março, conta as mais de 100 iniciativas no Teatro Municipal, no Museu e na BMEL e tem como destaques Carminho, Legendary Tiger Man, Pedro Teixeira da Mota, Moonspell, as Exposições Luz no Vale e A Cidade e a Serra e a Semana da Leitura. Destaque ainda para as iniciativas que decorreram pelo concelho da Guarda, como é o caso das exposições de Fotografia de António Correia em Aldeia do Bispo, Gonçalo e Famalicão da Serra e ainda noutros espaços da cidade com a GuardaFolia a prometer o regresso da sátira do Julgamento do Galo.

«Esta agenda cultural reflete um compromisso significativo com a promoção da cultura e das artes da Guarda e para a Guarda, oferecendo uma diversidade de eventos para todos os públicos que contribui para a vitalidade cultural da região, constituindo a Guarda como referência na zona Centro do país», reforçou ainda o autarca na apresentação.

Imagem: Agenda da Guarda mobilizou, em 2023, mais de 54 mil pessoas para as atividades Culturais