Município da Guarda

Município da Guarda

Seminário “Guarda, Cidade e Arquitetura”, dia 12 e 13 de janeiro

Urbanismo Informações e Serviços
08/01/2024
leitura do texto

​Nos dias 12 e 13 de janeiro, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço recebe o seminário 'Guarda, Cidade e Arquitetura'. A iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), visa fomentar o debate sobre a construção da cidade, onde a arquitetura é entendida como agente de mudança, experimentação social e cultural, inclusão, democratização e reforma ambiental.

Ao longo de dois dias José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Nuno Grande e Cátia Ramos do Departamento de Arquitectura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra; José Miguel Rodrigues, Nuno Valentim da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; Paulo Tormenta Pinto - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e Rita Costa Gomes da Towson University, irão refletir sobre a história urbana da cidade e a compreensão da sua arquitetura e do seu projeto, sendo analisadas várias intervenções urbanas de referência realizadas a nível nacional.

A sessão de abertura terá lugar no dia 12 de janeiro, pelas 10h00, e ao longo do dia contará com três painéis que abordarão Cidade, Arquitetura e Projeto, Projetos Urbanos e a Guarda, Cidade e História.

Neste mesmo dia será, ainda, apresentado o livro 'Guarda 100-2010: Cidade, Arquitetura' de autoria de Cátia Ramos. Uma edição do CEI, a partir da dissertação de doutoramento de Cátia Ramos, que teve como caso de estudo a Guarda, e visa o conhecimento da arquitetura da cidade nas suas relações com as práticas sociais e de poder através das quais a arquitetura emerge e reemerge. A apresentação do livro estará a cargo de José Miguel Rodrigues.

E a inauguração da Exposição 'A Arquitetura da Guarda na Contemporaneidade'. Com a curadoria de Cátia Ramos, David Bilo e Filipe Pina, a exposição faculta aos visitantes um conhecimento mais amplo da arquitetura praticada na Guarda a partir do início do século XX, onde muitas vezes a sua autoria é inquestionada, exemplificada a partir de um conjunto de obras paradigmáticas.

No dia 13, Camilo Cortesão, da MVCC Arquitectos, Carlos Veloso, da AVA Architects e João Mendes Ribeiro, do Departamento de Arquitectura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra discutem, em mesa-redonda, Guarda Projeto. O painel contará com a moderação de José António Bandeirinha, do Departamento de Arquitectura, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

O seminário é comissariado pelo professor José António Bandeirinha do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pela professora Cátia Ramos e conta com o apoio de Rui Jacinto, da Comissão Executiva do CEI.

Imagem: Seminário “Guarda, Cidade e Arquitetura”, dia 12 e 13 de janeiro