Comunicado Hotel de Turismo da Guarda

Economia e Inovação Informações e Serviços Turismo
19/01/2024
leitura do texto Galeria

O Hotel Turismo encerrou a sua atividade comercial em 31 de outubro de 2010 e, em abril de 2011, foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda.

São já 14 anos de portas fechadas de um ex-líbris nacional e concelhio, que muita falta faz ao Turismo do nosso concelho e do nosso país.

O Hotel Turismo da Guarda está encerrado há 14 anos.

Foram 5 Governos de Portugal, liderados por diferentes partidos, que deixaram fechado um equipamento de referência, que faz parte da identidade da Guarda e que há muito se tornou um dos seus símbolos.

Depois de tantos Governos e de tantos Deputados eleitos, o Hotel Turismo continua fechado.

Há 1 ano atrás, em 20 de janeiro de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Turismo de Portugal e a Enatur nos Paços do Concelho.

Após um ano dessa assinatura, nada aconteceu e, eis que, com o envio de um email com uma pequena e simples memória descritiva, se apresenta um conjunto de intenções para a recuperação do Hotel Turismo, a poucos dias de mais uma campanha eleitoral.

A Guarda perdeu mais um ano, adiando mais uma vez, uma decisão há muito reivindicada pelos Guardenses.

Mas, ficámos ainda mais preocupados. Ficámos a saber que o projeto do Hotel Turismo não está feito.

Que os concursos não estão feitos.

Que faltam todas as contratações necessárias para o começo das obras.

E não sabemos sequer se a obra iniciará em 2024.

Ou seja, perdeu-se mais um ano.

É cada vez mais certo que o Hotel Turismo da Guarda não vai abrir as suas portas em 2025.

Em 2026 termina a atual concessão da ENATUR.

A Guarda está farta desta telenovela.

Na nossa campanha eleitoral autárquica dissemos que iríamos pedir a devolução do Hotel Turismo à Câmara da Guarda.

Passado todo este tempo e com a desilusão profunda, da apresentação de uma simples e mera memória descritiva, começamos a não acreditar em todo este processo.

A Câmara Municipal da Guarda, terá todas as condições para se sentar à mesa com o próximo Governo, que resultar das próximas eleições legislativas para, de uma forma transparente e clara, debater e substituir o Estado Central neste processo, se necessário.

Sabemos que existem 3 cadeias internacionais de hotéis interessadas na exploração comercial do Hotel Turismo.

A Câmara Municipal da Guarda quer ajudar a resolver e a ser parte da solução.

A Câmara Municipal da Guarda respondeu em apenas 8 dias à apresentação da memória descritiva apresentada, apesar de todos os processos burocráticos e legais que um processo como este acarreta.

A Câmara Municipal da Guarda está presente e atenta para resolver a abertura do Hotel Turismo e tudo fará para que isso aconteça no mais curto espaço de tempo.

A Guarda quer ver finalmente o projeto real do Hotel Turismo, com o consequente início das obras e abertura ao público.

Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda

Imagem: Comunicado Hotel de Turismo da Guarda