Guarda recebe sessão de participação pública do Novo Pacto Verde

Ambiente Informações e Serviços
29/01/2024

No âmbito do processo de criação da futura Estratégia Nacional de Investimento Verde, designada de Novo Pacto Verde (NPV), irá decorrer no dia 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço um evento de participação pública para definição das prioridades de investimento público ambiental.

Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar uma visão estruturada de longo prazo (2030), com propostas discutidas, consensualizadas e amplamente partilhadas e defendidas pela sociedade portuguesa, identificando-se desígnios comuns, necessidades coletivas prioritárias, apontando-se soluções e caminhos que suportem políticas públicas futuras em matéria de ambiente, trazendo ao debate comunidades e territórios. Neste âmbito, foram identificados 6 grandes temas: Qualidade de vida com a Natureza; Cidadãos ativos e capacitados para a transição verde e justa; Pacto para a água; Mobilidade coletiva, ativa e partilhada, acessível a todas as pessoas; Energia Verde para todos; e Pessoas e territórios seguros e adaptados às alterações climáticas.

A sessão, que é uma coorganização da Secretaria Geral do Ambiente, Fundo Ambiental e em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e Comunidades Intermunicipais de Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela, visa recolher os contributos da população local sobre as prioridades de investimento e propostas concretas de investimentos, melhorando e tornando mais robusta a futura proposta do NPV e aberta a cidadãos, poder local, organizações da sociedade civil, academia e empresas.

Os interessados nesta participação pública podem contribuir de duas formas através do www.novopactoverde.pt.

Imagem: Guarda recebe sessão de participação pública do Novo Pacto Verde