Município da Guarda

Município da Guarda

Festival da Transumância ao Cobertor de Papa – Tosquia e Gastronomia, nos Meios

20/05/2015
leitura do texto

Música, teatro, gastronomia, caminhadas e venda de produtos endógenos são as propostas do Festival de Cultura Popular que arranca este fim- de-semana nos Meios. “Festival da Transumância ao Cobertor de Papa – Tosquia e Gastronomia” é o primeiro de um ciclo de festivais que a autarquia está a promover entre maio e setembro de 2015 no concelho. A lã e as tradições seculares à volta dela são o fio condutor para este festival que se desenrola em três momentos e em três localidades distintas: Meios, Fernão Joanes e Maçainhas.

No programa, no sábado (dia 23 de maio) o destaque vai para a abertura da feira “ Saberes e fazeres de cá e lá” e para o espetáculo de teatro e no domingo (dia 24 de maio) destacam-se a caminhada “Rota das Canadas” e o Piquenique Serrano.

Roteiro Gastronómico

Restaurantes e unidades de alojamento da região envolvida neste Festival “Da Transumância ao cobertor de papa” foram desafiados a associarem-se a esta iniciativa da Câmara da Guarda. Os estabelecimentos aderentes à iniciativa vão praticar preços especiais e menus originais nos fins-de-semana dos eventos, por forma a tornar ainda mais apetecível a estadia nas localidades.

Aderiram à iniciativa as Unidades de Alojamento Casa da Glória (Trinta) e Casa do Cipreste (Fernão Joanes) e os Restaurantes “Ponto de Encontro” (Trinta) e Restaurante Ganhão (Trinta), entre outros.

Objetivos do Ciclo de Festivais

Com este ciclo de festivais a Câmara da Guarda tem por objetivos: Divulgar o património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas;Alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas; valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade; melhorar a qualidade de vida dos habitantes destes núcleos rurais do concelho da Guarda; aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local; criar envolvimento da população na organização destas iniciativas, através de parcerias com coletividades e freguesias locais; atrair visitantes da região e do país; e de uma forma global, dinamizar a região.

Aqui fica o programa completo para este fim-de-semana nos Meios:

SÁBADO, 23

9h30 Ruralidades: “A Tosquia”

11h30 Bucha do Pastor

12h30 Atuação do Rancho Folclórico de Videmonte

14h30 Desfile Confrádico

15h30 Abertura Oficial da Feira: “Saberes e Fazeres de Cá e Lá”

15h40 “Manualidades” Visita ao Museu de Tecelagem

16h15 Cerimónia de Entronização dos novos Confrades da Ovelhã

Rancho Folclórico de Folgosinho

18h30 Espetáculo de Teatro

22h30 Encerramento da Feira

DOMINGO, 24

9h00 Caminhada: “Por Terras Altaneiras” na “Rota das Canadas”

12h30 Piquenique Serrano

14h30 Abertura da Feira “Saberes e Fazeres de Cá e Lá”

20h30 Encerramento

Imagem: Festival da Transumância ao Cobertor de Papa – Tosquia e Gastronomia, nos Meios