Câmara da Guarda alerta proprietários para a limpeza de terrenos e florestas

21/05/2015

Com a aproximação do tempo quente, aproxima-se também a altura de maior risco para os incêndios florestais, neste sentido a Câmara Municipal da Guarda alerta os proprietários de terrenos e floresta para a necessidade da sua respetiva limpeza e manutenção.

Recorde-se que, se é proprietário florestal e os seus terrenos se inserem numa faixa de 100 metros em redor de aglomerados populacionais ou numa faixa de 50 metros em redor de uma habitação, estaleiro, armazém, oficina ou fábrica, é obrigatório que proceda à limpeza do terreno, através do corte do mato e da desramação ou corte de algumas árvores existentes.

Nos espaços florestais, a Câmara da Guarda recomenda a utilização de máquinas ou tratores, equipados com dispositivos de retenção de faíscas, tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés e extintores (um de 1Kg ou dois de 6kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 mil kg).

De referir ainda que a realização de queimada para renovação de pastagem e restolho ou eliminação de sobrantes cortados mas não amontoados, requer licença à autarquia. Em caso de uma queima de sobrantes cortados e amontoados recomenda-se que contactem o número 117.

A Câmara da Guarda alerta também para as acumulações de material combustível junto de edifícios, tais como botijas de gás, lenha, restos agrícolas ou florestais.

Os incêndios florestais são um flagelo que prejudica a qualidade de vida de todos. Na maioria dos casos, surgem por mero descuido, podendo por isso ser evitados.

A floresta é uma fonte de riqueza, um bem de todos. É necessário que cada um dê o seu contributo para a defesa deste património que todos os anos se vê colocado em risco.

Para mais informações, poderá contactar:

Câmara Municipal da Guarda: 271 220 200

Gabinete Técnico Florestal: 271 220 2261

Serviço Municipal de Proteção Civil: 271 220 713

Bombeiros Voluntários da Guarda: 271 222 000

Bombeiros Voluntários de Gonçalo: 275 434 228

Bombeiros Voluntários de Famalicão: 275 487 700

Guarda Nacional Republicana: 271 222 633

Polícia de Segurança Pública:271 222 022

Autoridade Nacional de proteção Civil: 271 210 830

Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas: 271 208 400

Ou a Junta de Freguesia da sua área de residência.

Imagem: Câmara da Guarda alerta proprietários para a limpeza de terrenos e florestas