Assinalando um ano do início das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, terá lugar, no próximo dia 23 de maio, o encerramento simbólico do programa de celebração da vida e obra do nosso maior Ensaísta, Filósofo e Pensador.
Iniciadas a 23 de maio de 2023, as Comemorações tiveram início na Guarda e na sua aldeia natal de S. Pedro do Rio Seco, Almeida e prolongaram-se ao longo do ano, em vários locais do país e do estrangeiro, constando de conferências, exposições, edições, colóquios, seminários, roteiros e espetáculos organizados por várias entidades que integraram a parceria do Centenário.
O encerramento simbólico das Comemorações tem início pelas 16h00 do dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, com as seguintes iniciativas:
16h00 - Inauguração da Exposição 'O esplendor do caos. Livros e Bibliotecas de Eduardo Lourenço' - Fotografias de Duarte Belo – e apresentação do Catálogo por Rui Jacinto
16h30 – Apresentação dos livros 'A Biblioteca de Eduardo Lourenço', por António Pedro Pita e 'Leituras de Eduardo Lourenço', por Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi
17h15 – Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço. Balanço de um ano de atividade
Pelas 18h00 terá lugar a Sessão de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2024 a Isabel Soler. Instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos em 2004 em honra do seu mentor e diretor honorífico, o Prémio Eduardo Lourenço destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.
Nesta 20ª edição, o Prémio foi atribuído à Professora, Investigadora e Ensaísta da Universidade de Barcelona, numa decisão unânime do júri que reconheceu a importância do trabalho crítico e ensaístico, nomeadamente na pesquisa original da experiência e conhecimento do Renascimento ibérico, bem como pela relevância do trabalho continuado de tradução de grandes autores de língua portuguesa.
A cerimónia contará com as intervenções dos representantes das instituições que integram o CEI (Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda), do Professor Henrique Leitão, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que fará o elogio à premiada, e da galardoada Isabel Soler.
O Prémio, no montante de 7.500,00€ (sete mil e quinhentos euros), foi atribuído por um júri constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca) membros das Comissões Científica e Executiva do CEI (António Pedro Pita e Manuel Santos Rosa da UC e Pedro Serra e María Isabel Martín Jiménez da USAL) e pelas seguintes personalidades convidadas: Marta Anacleto e Luísa Braz de Oliveira-Lavoix , indicadas pela Universidade de Coimbra e María Ramona Domínguez Sanjurjo e F. Javier San José Lera, indicadas pela Universidade de Salamanca.
Sinopses dos livros
A Biblioteca de Eduardo Lourenço
O livro A Biblioteca de Eduardo Lourenço, coordenado por António Pedro Pita e Rui Jacinto, reúne as referências bibliográficas de todas as obras da biblioteca pessoal do Ensaísta. Eduardo Lourenço legou a sua biblioteca e o seu acervo literário, a cinco espaços diferentes: a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda; a Faculdade de Letras e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra; e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em Lisboa. O significativo repositório de informação compilada nesta obra é um contributo para melhor conhecer a obra de Eduardo Lourenço e os labirintos do seu pensamento.
O Esplendor do Caos. Livros e Bibliotecas de Eduardo Lourenço – Fotografias de Duarte Belo e Rui Jacinto (Exposição e Catálogo)
As fotografias que fomos conhecendo da Biblioteca de Eduardo Lourenço na sua residência em Vence transmitiam a ideia dum universo caótico oposto do que se observa, hoje, quando revisitamos os mesmos livros nas instituições a quem o Ensaísta os doou: a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda; a Faculdade de Letras e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra; e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em Lisboa. A exposição e o catálogo, que resultam dum périplo por estes locais intimamente ligados ao imaginário e à geografia vivida por Eduardo Lourenço, procuram abrir algumas janelas para um labirinto infindável de detalhes, informação e conhecimento.
Leituras de Eduardo Lourenço
O título desta obra concentra com nitidez, na pequena escala de uma expressão, o sentido e a forma do Programa do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço que o Centro de Estudos Ibéricos organizou para celebrar o itinerário e a presença do seu inesquecível mentor.
O conjunto de textos de reputados especialistas na obra Lourenciana aqui reunido é um contributo relevante para (re)ler Eduardo Lourenço e para, através da sua escrita cintilante, e frequentemente quase encantatória, aceder ao denso enigma dos dias que vivemos.