Curso de Verão do CEI, de 25 a 29 de junho

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços
25/06/2024

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove, de 25 a 29 de junho, entre Guarda, Coimbra e Salamanca, a XXIV edição do Curso de Verão sob o tema 'Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento'.

A edição deste ano conta com Conferências, apresentação de comunicações em diversos painéis de debate e trabalhos de Campo, divididos nos seguintes temas: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local; Agricultura e desenvolvimento rural; Cidade e dinâmicas do espeço urbano; Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial; Sociedade e território: dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais e Arte, cultura e leituras do território.

O curso contempla mais de 90 comunicações de investigadores e professores oriundos de vários países como: Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Itália, mais de 40 universidades e instituições diferentes, proporcionando o intercâmbio científico, debate e difusão de conhecimentos sobre vários contextos territoriais ibéricos, tanto de Portugal e de Espanha como de vários Países, sobretudo de Língua Portuguesa.

A sessão de abertura terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 25, às 9h30, e contará com a presença dos representantes das instituições que integram o CEI: Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca e Instituto Politécnico da Guarda.

Coordenado por Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra e Maria Isabel Martín Jiménez, da Universidade de Salamanca, o Curso conta com cerca de 120 participantes inscritos.

Recorde-se que o curso será certificado com 3 ECTS pela Universidade de Coimbra (UC) com apoio PRR e creditado pela Universidade de Salamanca, através do Centro de Formación Permanente.

Programa detalhado em anexo. Mais informações aqui.

Imagem: Curso de Verão do CEI, de 25 a 29 de junho