O Festival de Blues da Guarda está de volta à cidade mais alta. De 7 a 10 de agosto, a Praça Luís de Camões recebe um concerto por noite com uma programação vibrante com diferentes estilos de Blues.
A iniciativa arranca no dia 7 de agosto, quarta-feira, com o espetáculo de Suzie & The Boys (Portugal). A banda, composta por oito músicos, irá transportar o público à boémia de outros tempos, num cabaret sonoro de blues e ritmos latinos típicos das décadas de 50 e 60. Na cidade mais alta apresentam o seu novo disco, que traz uma sonoridade Rhythm and Blues, Mambo, Swing e Rock and Roll, dirigida pela voz doce e atrevida da carismática Miss Suzie, com um sabor exótico aliado a uma performance de glamour cabarético e cinematográfico. Um concerto imperdível ver, ouvir e dançar.
Seguem-se na quinta-feira, dia 8 de agosto, Dawn Tyler Watson (Canadá). Vencedora de diversos prémios, a canadiana conquistou como compositora e interprete um lugar entre os nomes mais fortes do panorama de blues atual. A artista já conquistou, recentemente, dois Maple Blues Awards; Compositora do ano e Melhor Álbum e também foi nomeada pela Blues Foundation em 2020 como melhor vocalista. O seu último disco 'Mad Love', foi considerado álbum do ano pelos Juno Awards.
Na sexta-feira, dia 9 de agosto, sobe ao palco da Praça Luís de Camões Slam Allen (Estados Unidos da América). O músico foi o frontman e guitarrista da lendária James Cotton Band durante uma década e vencedor de vários prémios internacionais. Um verdadeiro entertainer, com concertos inesquecíveis, que transportam o verdadeiro espírito do Blues.
O cartaz do Festival de Blues encerra no sábado, dia 10 de agosto, com o concerto do Travellin Brothers, vindos da vizinha Espanha. O coração da cidade da Guarda recebe, nessa noite, a mais reconhecida e conceituada banda espanhola, vencedora do European Blues Challenge. Este ano estão na estrada com a tour dos vinte anos de carreira marcada por concertos contagiantes.
Um excelente cartaz, ao nível do que de melhor se faz por toda a Europa. Todos os concertos do festival decorrem na Praça Luís de Camões e têm início marcado para as 21h30 e o acesso é gratuito.
Trata-se de uma iniciativa do Município da Guarda, através do Teatro Municipal (TMG), realizada em parceria com a conceituada Associação BB Blues Portugal, a primeira associação de Blues no país, com filiações no Estados Unidos e na União Europeia.