O Município da Guarda inaugurou a reabilitação das infraestruturas viárias da Srª da Alagoa e envolvente. A cerimónia decorreu esta quinta feira, na freguesia de Pêra do Moço.
Com uma extensão de dois quilómetros, a estrada é ligação frequente para peregrinos devotos da Nossa Srª da Alagoa. A infraestrutura viária está ainda dotada de uma Ecovia de modo a facilitar a passagem de peregrinos de forma confortável e segura ao longo de todo o ano. Esta intervenção representou um investimento de 430 mil euros com financiamento exclusivo do município da Guarda e irá beneficiar os concelhos da Guarda e Pinhel.
Na inauguração, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, realçou o papel da nova estrada em «saciar a sede de desenvolvimento, de acessibilidade, de valorização do nosso santuário e da nossa comunidade». O edil agradeceu ainda aos proprietários que cederam gratuitamente os seus terrenos para o alargamento da estrada. Um gesto que considera «não apenas um ato de generosidade, é um ato de fé no futuro, de confiança na nossa terra e nas nossas pessoas.»
A cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Junta de Freguesia da Pêra do Moço, Artur Lopes, que agradeceu ao executivo municipal pela promessa cumprida e enaltece o trabalho do anterior presidente de junta na preparação dos trabalhos de requalificação da estrada.
As obras integram o Programa de Desenvolvimento Urbano e Rural 'Viver a Guarda' e contemplaram a requalificação dos pavimentos rodoviários e pedonais, drenagem pluvial e sinalização horizontal, de forma a salvaguardar a segurança rodoviária e a acessibilidade pedonal. A estrada fica já operacional para a peregrinação ao Santuário da Srª da Alagoa que decorre no próximo domingo, dia 8 de setembro.
Sobre a Senhora da Alagoa, local de peregrinação, reza a lenda que um milagre ocorreu ali, naquele local, com uma pastora que clamou por ajuda devido à falta de água para si e para seu rebanho. A lenda acrescenta também que um antigo proprietário de um terreno junto ao atual Santuário impediu a construção da ermida à Nossa Srª da Alagoa, para construir uma horta. De modo a castigar tal heresia, Nossa Srª fez com que o terreno fosse alagado para sempre impedindo o seu cultivo.