Em 2024, a Guarda volta a mostrar na Feira Farta o que de melhor se produz no território do concelho. Todas as 43 freguesias participam nesta edição, trazendo os seus produtos endógenos e o artesanato ao Largo do Mercado Municipal da Guarda, entre os dias 21 e 22 de setembro (sábado e domingo).
Nesta oitava edição, durante 2 dias, são esperados mais de 400 produtores, vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo os seus produtos endógenos, mais de 1000 produtos. Dos hortícolas à fruta da época, do mel e ao azeite, dos doces típicos como os biscoitos ou a bola parda, aos licores, serão muitos os produtos que vão estar à venda durante os dois dias do certame. Pelo recinto da Feira, vão estar em especial destaque, nesta edição de 2024, a Cestaria de Gonçalo e o Cobertor de Papa de Maçainhas, como ex-libris do Território e fiéis representantes do que de melhor o concelho tem para oferecer em termos de arte popular.
Quanto à animação, a Feira Farta deste ano aposta num programa local mas diversificado, com 23 associações culturais e grupos do concelho a garantirem música e muita animação ao longo dos dois dias da feira: das concertinas, aos grupos de cantares, do rancho folclórico, aos grupos de bombos, dos cavaquinhos às fanfarras, nada irá faltar para que esta feira do mundo rural do concelho mostre também a música e danças tradicionais do território. A zona da Gastronomia vai ser assegurada, como habitualmente, pelas Associações /Bairros da Cidade, que oferecem na ementa pratos com especialidades da região e onde se destaca a Carne de Vaca Jarmelista, que volta a ser um dos destaques gastronómicos do certame. A feira conta ainda com o Espaço Criança dinamizado pelo Centro Comercial La Vie, que volta a associar-se à Feira Farta, apoiando este espaço infantil com ações lúdico/pedagógicas ligadas ao meio ambiente junto do público mais jovem da feira, durante os dois dias.
Recorde-se que a realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda. O Município da Guarda, consciente da necessidade de criar condições para o lançamento de novas formas de colaboração entre os vários atores regionais, nacionais e até internacionais e no sentido de valorizar o território e os seus produtos endógenos, pretende com as suas 43 freguesias promover os produtos da Região, dignos representantes do Território, da História, dos Saberes e da Cultura guardenses. O certame funcionará, no sábado entre as 10h00 e as 20h00 e no domingo entre as 11h00 e as 19h00. O recinto tem entrada livre.
FEIRA FARTA - PROGRAMA DE ANIMAÇÃO
--------
DIA 21 DE SETEMBRO (Sábado)
09h30 - Grupo de Bombos de Gonçalo Trocadalho do Carilho
09h30 - Grupo os Mondegueiros da Concertina
10h00 - Sessão de Abertura
11h00 - Grupo de Concertinas ComVida do Pinheiro
12h00 - Fanfarra NemFáNemFum de Famalicão da Serra
13h00 - Grupo de Cavaquinhos do Mileu
14h00 - Grupo de Concertinas do Bairro de S. Domingos
15h00 - Grupo de Concertinas “Gotinha d’Água” de Alfarazes
16h00 - Grupo de Cantares “As Cantarinhas de Famalicão da Serra”
17h00 - Conjunto Rosinha do Centro Cultural da Guarda
18h00 - Grupo de Cantares “A Mensagem” de S. Miguel
19h00 - Grupo de Cantares da Arrifana
20h00 - Grupo de Concertinas Peramocenses
--------
DIA 22 DE SETEMBRO (Domingo)
11h00 - Grupo de Cantares das Lameirinhas
11h00 - Grupo de Concertinas “As Corujinhas” da Corujeira
12h00 - Grupo de Percussão de Valhelhas – AAVAL
12h00 - Grupo de Cantares Com Tradição do Centro Cultural da Guarda
13h00 - Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula
15h00 - Grupo de Cantares da Faia
16h00 - Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda
17h00 - Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo
18h00 - Grupo de Cantares da Vela
19h00 - Grupo de Concertinas “Os Marotos do Fole”
20h00 - Grupo de Cantares da Sequeira