Torre dos Ferreiros vai ser alvo de obras de limpeza e restauro

01/06/2015

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade mais alta, classificada como monumento nacional, começa hoje a ser restaurada.

A Câmara Municipal da Guarda pretende assim requalificar este elemento patrimonial medieval pertencente ao núcleo histórico da Guarda.

A autarquia quer devolver a dignidade àquele espaço da cidade e por isso irá proceder a obras de limpeza e conservação. Serão removidos os líquenes, musgos e outras plantas infestantes com recurso a biocidas e herbicidas. A obra prevê também a limpeza de grafitis e remoção de manchas e outras sujidades através da aplicação de água pressurizada.

Com esta intervenção, a Câmara da Guarda pretende também prevenir danos na estrutura da edificação, evitando fissurações ou fraturas devido à existência de plantas e à consequente entrada de águas no interior da construção. A obra tem prazo de execução de 60 dias, após assinatura do contrato, assinado a 15 de maio.

Recorde-se que a Torre dos Ferreiros, situada na Rua Tenente Valadim e ao cabo da Rua da Torre, é uma construção do século XII/XV, pertencendo ao conjunto defensivo da cidade. A estrutura guarda em si uma das antigas entradas da cidade muralhada, conhecida por 'Porta dos Ferreiros'.

Imagem: Torre dos Ferreiros vai ser alvo de obras de limpeza e restauro