Município da Guarda

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Conferência de Mobilidade - Eixo Beira Interior adiada

Informações e Serviços
16/09/2024
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EVENTO ADIADO

Conferência “Mobilidade Integrada – Eixo da Beira Interior”

O Município da Guarda e a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes informam que, dada a situação atual que o país enfrenta no combate aos incêndios, foi adiada a Conferência “Mobilidade Integrada – Eixo da Beira Interior”, que estava agendada para a tarde de hoje, dia 17 de setembro, e o dia de amanhã, dia 18, no Teatro Municipal da Guarda.

A nova data para a realização desta iniciativa será divulgada oportunamente.

Guarda, 17 de setembro

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A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes está a colaborar com os municípios da Guarda, Belmonte, Covilhã, Fundão e Castelo Branco na criação do Projeto Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior, que será apresentado publicamente numa Conferência a realizar nos próximos dias 17 e 18 de setembro, no Auditório do Teatro Municipal da Guarda.

O 'Projeto Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior' pretende contribuir de forma decisiva para a criação de uma solução inovadora, eficiente e sustentável para a mobilidade de pessoas e de bens nesta região de baixa densidade como é o caso da Beira Interior, beneficiando cidadãos e toda a indústria local.

A Conferência tem entrada livre, mediante inscrição obrigatória clicando neste link.

Sobre o Projeto Piloto de Mobilidade Integrada da Beira Interior'

Durante a Conferência “Desafios da Mobilidade nos Territórios de Baixa Densidade”, realizada na Covilhã em outubro de 2023, emergiu a necessidade urgente de encontrar soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para a mobilidade nas regiões de baixa densidade, as quais enfrentam desafios totalmente diferentes das áreas metropolitanas.

Particularmente em territórios de baixa densidade, o transporte coletivo regular tem-se mostrado economicamente inviável, com altos custos operacionais e baixa atratividade. A predominância do transporte individual tem consequências ambientais negativas e contribui para a exclusão social daqueles sem acesso a veículos próprios. Foi consensual a ideia de que é necessário congregar os meios existentes para oferecer respostas inclusivas, acessíveis e satisfatórias às populações e empresas, promovendo a coesão social, económica, ambiental e territorial.

A Comissão Europeia destacou a importância da regulamentação do transporte a pedido, maximizando os benefícios da digitalização para oferecer serviços de mobilidade acessíveis, confiáveis e de alta qualidade.

A proposta é desenvolver um sistema de mobilidade integrado e multimodal, combinando vários modos de transporte, otimizado por sistemas tecnológicos e energias alternativas, e em sintonia com o ordenamento do território. Este sistema visa facilitar a utilização dos transportes públicos, reduzindo a necessidade de transporte individual, especialmente em áreas com uma rede de transportes públicos menos densa.

Com base nos princípios de planeamento e sustentabilidade, nas melhores práticas nacionais e internacionais e nos estudos realizados pela AMT, o projeto piloto proposto visa:

• Integrar diferentes modos de transporte (ferroviário, rodoviário, mobilidade partilhada e mobilidade ativa);

• Promover a acessibilidade a serviços essenciais (escolas, hospitais, logística urbana);

• Incorporar tecnologias inovadoras para digitalização do planeamento e gestão da mobilidade;

• Capacitar entidades públicas e privadas e sensibilizar a população para as alterações climáticas e a sustentabilidade.

Este será assim um passo concreto rumo à implementação de um sistema de mobilidade sustentável e integrado na Beira Interior. Pretende-se criar um modelo que possa ser replicado noutras regiões, de baixa densidade ou de ocupação dispersa, contribuindo para a coesão ambiental, social, económica e territorial conforme os objetivos da Agenda 2030 da ONU.

Imagem: Conferência de Mobilidade - Eixo Beira Interior adiada