Ciclo de Festivais de Cultura Popular: Feira Concurso do Jarmelo no domingo

02/06/2015

A Feira do Jarmelo está este ano associada ao Ciclo de Festivais de Cultura Popular que a Câmara Municipal da Guarda está a levar a cabo entre maio e setembro de 2015 e acontece este domingo, dia 7 de junho, no local onde outrora se ergueu a antiga vila do Jarmelo.

Para além da habitual feira/concurso (este ano na sua 32ª edição), o certame terá como novidades as visitas guiadas/encenadas ao Castro do Jarmelo. A iniciativa parte da história local e tem como protagonistas D. Pedro e Dona Inês de Castro, personificados pelos atores Agostinho da Silva e Elizabete Fernandes. Outra novidade prende-se com o Mercado da Terra que nesta edição terá a venda exclusiva de produtos endógenos pelas associações e produtores da região. Constam ainda do programa das festividades o 7º Concurso Nacional Bovino da Raça Jarmelista, a Mostra de Porco Bísaro, várias exposições, cavalos, garraiada, caminhadas, música, tasquinhas e muita animação.

A Feira Concurso do Jarmelo é uma organização em parceria com a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo, Junta de Freguesia de São Pedro do Jarmelo, Junta de Freguesia de São Miguel do Jarmelo e a ACRI Guarda.

A Câmara Municipal da Guarda pretende com o Ciclo de Festivais alcançar uma abordagem integrada de envolvimento das comunidades na promoção do concelho, potenciando os produtos singulares e a sua autenticidade. A vaca autóctone jarmelista, a transumância, o cobertor de papa e o pão da Guarda são os recursos que este ano vão ser alvo de uma aposta reforçada através do Ciclo de Festivais de Cultura Popular. A cultura, o turismo e o desenvolvimento económico local dão o mote para a organização deste ciclo no mundo rural do concelho da Guarda.

08h00 – Receção dos animais a concurso

09h00 – Início da Feira de Ano e Mercado da Terra

09h30 – Arruada e animação infantil com insufláveis

10h00 – Visita guiada ao Castro do Jarmelo