Município da Guarda

Município da Guarda

Encontros Imagem & Território acontecem de 6 a 8 de dezembro, na Guarda

Cultura Cidadania e Participação Informações e Serviços VisitGuarda
02/12/2024
leitura do texto

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) organiza entre 6 e 8 de dezembro a sétima edição dos Encontros 'Imagem & Território', na Guarda.

A Sessão de Abertura será no dia 6 de dezembro, às 18h00, na Galeria Evelina Coelho do Museu da Guarda e contará com o lançamento da Revista 'Imagem & Território' e o encerramento terá lugar no Foyer do Teatro Municipal da Guarda, no dia 8 de dezembro pelas 15h00 com a entrega dos prémios do Concurso 'Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2024' e a inauguração da Exposição Transversalidades o lançamento do respetivo Catálogo. Todas as iniciativas são de entrada livre. As exposições ficarão patentes até 31 de janeiro de 2025.

Sob o lema 'Cartografias da Memória em Tempos de Incerteza' o VII Encontro 'Imagem & Território' congrega diversas atividades, desde Exposições, Debates, Mostras a Edições, que juntam na Guarda mais de cinquenta intervenientes diretos entre fotógrafos, artistas, arquitetos, jornalistas, geógrafos e outros investigadores.

A programação (em anexo e disponível em https://it.cei.pt/) foi concebida a partir dos seguintes núcleos temáticos:

  1. Imagem e território. Geo(Foto)grafia, ler os rumores do mundo
  2. Imagem e memória. Que futuro para o nosso passado
  3. Imagem e ausência. Diálogos de fronteira
  4. Imagem e sociedade. Restos do Tempo
  5. Imagem e futuro. Olhares sobre a fotografia contemporânea

Destacam-se:

Exposições (5)

. Restos do tempo - Curadoria: Mário Macilau (Moçambique)

. Geo(Foto)grafia: ler os rumores do mundo - Curadoria: Rui Jacinto

. Esse lugar preciso que nada anuncia - Curadoria: José Maçãs de Carvalho

. Memória. Que futuro para o nosso passado - Curadoria: Catarina Flor

. Transversalidades. Fotografia sem Fronteiras - Premiados do concurso 2024

Visitas comentadas a Exposições (2):

. Jorge Molder - Obras da Coleção de Serralves – Curadoria: Isabel Braga

. Imagem e cidade - os mapas imaginados e a urbe projetada – Curadoria: Dulce Helena Borges e Aires Almeida

Debates e Mostras (7)

. Território e Imagem

. Imagem e Sociedade

. Descolonização e independências: Testemunho Visual por Alfredo Cunha

. Imagem e leitura do território

. Retratos de fronteira: mostra transfronteiriça de fotografia

. Olhares sobre a fotografia contemporânea

. Imagem e mudança a nível local

Edições (2)

. Imagem & Território [Revista Nº 1 | 2024]

. Transversalidades 2024 (Catálogo Transversalidades. Fotografia sem Fronteiras)

A estreita relação entre Imagem e Território foi assumida como um eixo estruturante da missão do CEI que tem como pilares o Conhecimento, a Cultura e a Cooperação. Após o projeto Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras, iniciado em 2011 e que se afirmou como referência no panorama nacional e internacional, foi lançada em 2017 esta iniciativa complementar que decorre da importância da imagem em geral e da fotografia em particular enquanto documento e arte, bem como o seu indiscutível papel para ler e interpretar os territórios.

Mais informações em www.cei.pt

Imagem: Encontros Imagem & Território acontecem de 6 a 8 de dezembro, na Guarda