O Município da Guarda esteve presente, nos dias 14 e 15 de dezembro, na IX Feira Transfronteiriça Ecoraia 2024, realizada no Recinto de Feiras de Salamanca (Espanha) promovendo a cidade e o concelho. A Guarda apresentou os seus produtores endógenos e convidou o público a visitar os principais atrativos turísticos do concelho, como os Passadiços do Mondego.
A autarquia participou no certame com nove produtores do concelho, numa oportunidade para dar divulgar os projetos e expandir os seus negócios. Estiveram representados a ADM Estrela, Avó Celeste, Quinta da Caseta, Ethos Wine, Guarda21, Alcina Correia, Choupana do Pastor, Receitas da Né e DoceSal. Participou ainda numa apresentação o alojamento local Ribeirinha Guesthouse da Guarda.
O certame é uma iniciativa da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), em parceria com a Diputación de Salamanca. Nesta edição estiveram presentes uma centena de produtores do setor agroalimentar da Beira Interior e da província de Salamanca. Foram promovidos e comercializados diversos produtos, como vinhos, licores, queijo, laticínios e derivados, pão, azeite, enchidos, doçaria, frutos secos, mel, compotas e artesanato típico, entre outros produtos regionais.
O certame tem como principal objetivo estreitar relações que promovam o incremento económico em ambos os lados da fronteira, apoiar e promover o desenvolvimento dos territórios e a indústria agroalimentar.
A Associação dos Municípios da Cova da Beira é constituída pelos municípios, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.