O Município da Guarda lançou na sexta-feira o portal www.visitguarda.pt para promoção turística do concelho reafirmando a Guarda como um destino de excelência e de grandes potencialidades. O VisitGuarda.pt é ponto de partida para explorar o território guardense num convite ao despertar dos cinco sentidos através do Descobrir, Visitar, Sentir, Saborear e Experienciar.
Este projeto inovador tem como principal objetivo aumentar a notoriedade do destino evidenciando o grande conjunto de propostas que o território oferece nas áreas do Turismo e da Cultura aliados à saúde e bem-estar. Seja para quem visita pela primeira vez ou para quem já conhece e quer explorar ainda mais, o VisitGuarda.pt é o guia ideal para criar memórias inesquecíveis na cidade mais alta de Portugal.
Inserida na Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO, a Guarda beneficia de um património natural e cultural únicos, que atrai visitantes que procuram autenticidade, paisagens deslumbrantes e experiências genuínas. O VisitGuarda.pt assume-se como um motor de desenvolvimento regional, promovendo o turismo como um pilar essencial para a valorização e dinamização da Beira Interior. A iniciativa facilita as escolhas dos visitantes, mas também impulsiona a economia local, ao dar visibilidade a negócios de diferentes dimensões e incentiva o turismo sustentável.
A estrutura do VisitGuarda.pt é simples garantindo acesso fácil à informação sobre o património histórico e natural do concelho, cultura, tradições, produtos endógenos, artesanato e roteiros, com destaque para os Passadiços do Mondego. Apresenta ainda a oferta nas áreas da restauração, gastronomia e vinhos, do alojamento, os artesãos locais e a agenda cultural do Município.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, trata-se de um portal inovador para afirmar a cidade mais alta como destino de excelência e promover as experiências únicas que o concelho oferece. Na apresentação do portal, que decorreu no Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda, o autarca salientou que o turismo tem de ser 'cada vez mais um motor da economia da Guarda' e o novo portal vai contribuir para dar 'mais visibilidade aos empresários, artesãos e produtores'. O objetivo do Município é aumentar o número de visitantes ao território, dinamizar a economia local e contribuir para a criação de mais postos de trabalho.
Presente na apresentação do VisitGuarda.pt, o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro, Jorge Sampaio, realçou a importância do projeto considerando ser uma ferramenta que vai 'ajudar a mostrar que o turismo não é só Lisboa, Porto ou o Algarve, é também a Guarda'. 'A Guarda é uma das grandes potencialidades que a nossa região tem. Isto é corolário de um trabalho que a Câmara da Guarda tem vindo a fazer ao longo destes anos. Primeiro fez o trabalho com os agentes de criar produto, criar destino e agora chegou a hora de criar a ferramenta para alavancar este destino', sublinhou o dirigente.
Jorge Sampaio destacou que a Guarda é diferenciadora, singular e um destino turístico de eleição e que tem a particularidade de ser uma porta de e entrada do mercado espanhol para a região centro. 'Não há nada melhor do que termos uma porta de entrada com esta boa cara que a Guarda tem. Não há nada melhor do que ter uma boa imagem como a que a Guarda dá. É um orgulho e um privilégio termos um destino como a Guarda no centro de Portugal', reforçou.
Através do VisitGuarda.pt, os utilizadores têm acesso a um vasto conjunto de informações organizadas em diferentes categorias para facilitar a navegação e planeamento da visita. Entre os destaques encontram-se as áreas:
O VisitGuarda.pt inclui ainda informações sobre todos os restaurantes e alojamentos do concelho, numa perspetiva abrangente e atualizada da oferta turística da região.
A informação no VisitGuarda.pt está disponível em português, espanhol, francês e inglês.