Município da Guarda

Imagem: Informação da versão beta

Município da Guarda

Santos populares dinamizam bairros da Guarda

16/06/2015
leitura do texto

Os Santos Populares dão o mote para os festejos na Guarda entre 19 e 28 de junho com a iniciativa 'Santos do Bairro'. À semelhança do que aconteceu na primeira edição, em 2014, a Câmara Municipal da Guarda volta a associar-se aos bairros da cidade mais alta para um programa de festejos que se propõe animar as noites de verão. Aos tradicionais bailaricos nos bairros, a autarquia juntou uma Feira de Artesanato e Gastronomia, Marchas Populares dos bairros participantes, a segunda edição do Concurso Boneca de Cristal e ainda a secular Feira Anual de São João que este ano se realizará a 24 de junho [quarta-feira] na envolvente do Mercado Municipal [desde o Largo do Mercado Municipal e Centro Coordenador de Transportes ao largo do Hotel de Turismo], trazendo de novo o certame para a cidade.

Sob o lema '7 noites, 7 bairros', os Santos do Bairro têm início na sexta, dia 19 no Bairro de São Vicente. No programa das festividades destacam-se às 14h00 a abertura da Feira de Artesanato, às 21h00 o bailarico com o grupo Kalyente, às 24h00 a apresentação da boneca de Cristal e a partir das 2h00 a atuação do DJ Left.

Segue-se, no domingo, dia 21, o bairro da Sequeira. Durante todo o dia haverá atividades com insufláveis, pinturas faciais, tasquinhas e artesanato. Às 17h30 haverá Hip-Hop; às 20h30 a Marcha da Sequeira com a Banda de Famalicão da Serra seguindo-se-lhe a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu e a apresentação da Boneca de Cristal.

No dia seguinte, segunda, dia 22, é a vez de Alfarazes. A festa começa às 18h30 com a abertura da Feira de Artesanato, segue-se às 22h00 a atuação do grupo Gotinha de Água. Logo depois, às 22h30 haverá o tradicional salto à fogueira e a festa prossegue noite dentro com o grupo Gotinha de Água.

No Bairro da Luz a festa está marcada para o dia 24 (quarta-feira). Haverá Feira de Artesanato a partir das 15h00, a apresentação da Boneca de Cristal às 21h00 e bailarico com o grupo Matrix a partir das 22h00.

No dia 25, quinta-feira, é a vez do Bonfim. O recinto das festas contará com mostra de artesanato e tem abertura marcada para as 18h00. Segue-se às 21h00 uma demonstração do com o Grupo do Jogo do Pau. Às 22h00 começa o bailarico com o grupo Blues Band às 23h00 haverá performance com fogo, às 24h00 a apresentação da Boneca de Cristal e às 00h30 continua o baile com o grupo Turbulência.

Na Póvoa do Mileu a festa está marcada para o sábado, dia 27. Às 19h00 é a abertura da Feira de Artesanato; às 20h00 a atuação das Concertinas da Sequeira, às 21h00 atuam o Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu e às 22h00 o Grupo de Fados da Guarda. Às 23h00 será apresentada a Boneca de cristal e a festa continua noite dentro com o organista Ângelo Brás.

De referir ainda a Feira de Artesanato e Gastronomia que decorre na Praça do Municipio entre sexta, dia 26 e domingo, dia 28 de junho.

Os Santos do Bairro terminam no domingo, dia 28, na Praça do Município com uma grande festa de encerramento onde não faltarão a animação musical do Grupo de Bombos do Fundão às 10h00, do Grupo de Concertinas do Carapito às 12h00, da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra às 14h30, do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda às 16h00, a feira gastronómica e de artesanato cuja abertura é às 10h00, marchas populares às 15h00, atuação do projeto EZ às 18H00, baile com os HiFi às 21h00, a queima da Boneca de S. João elaborada pelos criadores guardenses Rosa Martins e Bruno Miguel às 22h00 seguida da atuação do grupo teatral Spirit. Nesta sessão de encerramento será ainda anunciada, às 21h30, a Boneca de Cristal vencedora desta edição.

A iniciativa 'Santos do Bairro' tem como objetivos: dinamizar os bairros da cidade, tornando-os locais vivos de encontro e convívio; preservar as tradições populares de cada um dos bairros da cidade, com os bailes populares, a gastronomia da época e as tradicionais fogueiras de S. João; criar um circuito de animação por toda a toda a cidade; dinamizar o comércio local, por isso foi feita a inclusão da Feira anual de S. João no centro da Guarda, revitalizando um certame com mais de sete séculos.

Os 'Santos do Bairro' são uma organização da Câmara Municipal da Guarda em parceria com diversas coletividades e associações dos bairros da cidade.

Imagem: Santos populares dinamizam bairros da Guarda