Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco.
O tempo e o modo de Sua Santidade, ficarão marcados para sempre no coração da Humanidade e na História Universal. Uma referência pelo seu cunho inconfundível com que marcou tão profundamente o registo da sua obra, sobretudo perante uma era de constante mutação na sociedade civil, com inegáveis reflexos a todos os níveis, designadamente no que à religião tange.
Numa época tão conturbada, de grandes e difíceis desafios no Mundo, não posso deixar de evidenciar a determinação, o Humanismo, o caráter afável, compreensivo, conciliador de um Ser que se manteve igual a si próprio, um Papa atual atento, sabedor, pessoa de indisfarçável sensibilidade, de sorriso genuíno e meigo, preocupado pela defesa da família, pelo diálogo inter-religioso, na promoção da Paz no Mundo.
Tive a honra de testemunhar pessoalmente e com grande emoção a presença do Papa Francisco em Portugal, aquando a realização das Jornadas Mundiais da Juventude de 2023, em Lisboa.
Crença, Fé, Paz, Portugal: 'Tu és estrela que guia o meu coração…'
Foi, assim, com enorme emoção de espírito aberto e com imenso orgulho que este nosso País, acolheu e abraçou, os jovens de todo o mundo que, estou certo, guardarão nas suas memórias um momento único, especial e marcante na história das suas vidas - a excecional e singular oportunidade de se encontrarem com Sua Santidade o Papa Francisco.
Este Homem de uma inigualável Fé, de uma Esperança contagiante, Verdadeiro Homem de Deus deixou-nos um enorme Legado - Amizade, Respeito, Cidadania, União e de Paz.
Todos, todos, todos! …. tinham um lugar no seu pensamento, nas suas orações e no seu Coração!
Hoje, o Mundo ficou mais pobre!
Ao Estado do Vaticano, à Igreja Católica, aos fiéis de todo o mundo e, em particular, à comunidade católica Guardense, as nossas mais sentidas condolências.
Guarda, 21 de abril de 2025,
O Presidente da Câmara Municipal da Guarda
Sérgio Fernando da Silva Costa