Prémio Eduardo Lourenço 2015 é entregue a 3 de julho a Agustina Bessa-Luís

23/06/2015

O Prémio Eduardo Lourenço, este ano atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís, será entregue a 3 de julho, pelas 15h00, numa cerimónia que decorrerá na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, anunciou ontem o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro dos Santos Amaro durante o período antes da ordem do dia da reunião quinzenal do executivo. O edil anunciou ainda que a cerimónia irá contar com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Recorde-se que a escritora Agustina Bessa-Luís foi a vencedora da 11.ª edição do prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). O prémio destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.

Prémio Eduardo Lourenço teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha. As anteriores edições contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira (professora Catedrática de Cultura Greco-Latina, Agustín Remesal (jornalista), Maria João Pires (pianista), Ángel Campos Pámpano (poeta), Jorge Figueiredo Dias (professor Catedrático de Direito Penal), os escritores César António Molina e Mia Couto, José María Martín Patino (teólogo), Jerónimo Pizarro (professor e investigador) e Antonio Sáez Delgado (professor e investigador).

Imagem: Prémio Eduardo Lourenço 2015 é entregue a 3 de julho a Agustina Bessa-Luís