Festival “O Elogio da Guitarra” com Carlo Marchione [Itália]

25/06/2015

Na sexta, dia 26 de junho, o Conservatório de Música de S. José da Guarda, o TMG e a Câmara Municipal da Guarda apresentam, no âmbito do Festival “O Elogio da Guitarra” organizado pelo Conservatório, o recital do guitarrista italiano Carlo Marchione, no Pequeno Auditório, às 21h30.

Carlo Marchione é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes guitarristas da atualidade, as suas interpretações, em qualquer época ou estilo no âmbito do repertório clássico para guitarra, são reconhecidas devido à sua perfeição técnica ligada a uma refinada musicalidade.

Foi premiado em diversos concursos internacionais de guitarra (como Ancona 1979/80, 'L. Legnani' Parma 1981, 'M. Giuliani' 1982, 'Ville de Sablé' de 1985, Gargnano 1989, 'N. Paganini' 1991, 'Città di Latina' 1992) e tornou-se um convidado regular em festivais por toda a Europa (Itália, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, República Checa, Alemanha, Áustria, Roménia, Ucrânia, Polónia, Rússia, Suécia, Croácia), aparecendo como solista, com orquestra e em várias formações de música de câmara.

Em 1997, durante sua digressão na Rússia, Carlo Marchione foi convidado a apresentar-se no Auditório Principal do prestigiado 'Tchaikowsky Conservatório de Moscou', bem como na Filarmónica de São Petersburgo, uma honra raramente concedida a um guitarrista. Ambos os concertos esgotaram e foram elogiados pela crítica. Em Outubro de 1998 apresentou-se em concerto com a prestigiada Orquestra Filarmónica de Berlim.

Carlo Marchione começou a ter aulas de guitarra aos 10 anos de idade com L. Cauzzo e mais tarde com L. Galuzzi. Em 1976 foi admitido em 1º lugar (entre 100 candidatos) no exame de admissão para o 'Conservatório de Santa Cecília' em Roma, onde ingressou na classe de Mario Gangi, graduando-se com a mais elevada graduação em 1983. Participou em cursos de aperfeiçoamento com Betho Davezac e Toyohiko Satoh (música renascentista e barroca).

Atualmente Carlo Marchione é professor no Conservatório de Maastricht, na Holanda, onde dirige uma das classes de guitarristas com maior sucesso na Europa.

Imagem: Festival “O Elogio da Guitarra” com Carlo Marchione [Itália]