A Agenda “Guarda o Verão” é uma mão cheia de propostas culturais, desportivas e de lazer que, de julho a setembro, vão agitar a cidade mais alta e todo o concelho da Guarda. Com uma programação plural e multidisciplinar pensada para públicos de todos os gostos e idades, a Agenda de Verão está recheada de propostas ecléticas que vão desde a música, dança, festivais, desporto, passando também pela literatura, exposições, cinema e oficinas e muitas atividades ao ar livre.
De 24 a 31 de julho, regressa o SIAC – Simpósio Internacional de Arte Contemporânea com diversas expressões artísticas como Pintura, Escultura, Gravura, Fotografia, Arte Digital e Urbana, Instalação, Poesia e Música e vai decorrer em vários espaços da cidade. Sob o mote “Atrás do tempo, tempo vem” marcando a comemoração do 85º aniversário do Museu da Guarda, o SIAC#8 continua a promover a fruição artística, estimulando a riqueza patrimonial e criativa, ao mesmo tempo que potencia a proximidade entre artistas e o público participante, privilegiando os ateliês e o trabalho ao vivo. A assinalar a abertura desta que é a 8ª edição, destaque para a Inauguração de exposição “Panorâmica” de Filipe Rodrigues e do guardense Júlio Cunha.
Destaque ainda para a apresentação pública da Revista Cultural Praça Velha, Nº 47 e para o Recital “Um Piano no Pátio”, por Mário Laginha (no dia 30 de julho). Esta celebração musical pretende unir a história do museu à criatividade contemporânea. O músico trará ao público interpretações únicas, marcadas pela sua sensibilidade e mestria. Um momento cultural imperdível, aberto à comunidade. Ainda na programação do Museu: as JEP 2025 - Jornadas Europeias do Património de onde se destaca a exposição “Arqueologia de um Lugar Sagrado: Memórias Escondidas da Guarda” (inaugurada a de setembro) na ExpoEcclesia.
Seguindo agora na música, e numa programação do Teatro Municipal da Guarda fora de portas, estrutura que celebra em 2025 os seus 25 anos, o Festival Aguarda Músicas do Mundo, de 19 a 25 de julho, traz novamente à Praça Luís de Camões musicalidades de diversas latitudes, nomeadamente do Brasil, Senegal, Roménia, Ucrânia, Cabo Verde e Portugal. Ainda na Praça Luís de Camões, de 6 a 9 de agosto, acontece o Festival de Blues da Guarda, numa parceria com a BB Blues Portugal. Nesta edição, o festival vai celebrar este género musical, que influencia vários outros géneros, incluindo jazz, rhythm & blues e rock, apresentando projetos originários do Canadá, Estados Unidos da América, Portugal e Espanha.
O estágio de Verão Estrela Music Summer Camp – Guarda Music Fest regressa à cidade mais alta, entre 15 e 24 de agosto, com a participação de centenas de jovens estudantes de música, numa ação do Município da Guarda com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e com o patrocínio da Fundação BPI/La Caixa, promovendo diversos concertos por toda a cidade.
Mas nem só na cidade há animação musical, o Ciclo Entre Gentes, decorrerá de julho a setembro, promovendo a música erudita em contexto rural, levando este género musical às aldeias do concelho, num encontro entre tradição e inovação, descentralizando a cultura pelo território.
A fechar o mês de agosto, de 28 a 31 decorrerá o EFE – Festival Bandas De Cá. No cartaz vão estar em destaque as bandas da região, que prometem animar o público com diversos estilos e influências musicais. Este Festival decorrerá também na Praça Luís de Camões, bem no centro da cidade.
Em setembro é a vez da dança com o 16º Contradança - Festival de Dança e Movimento, que decorre de 17 a 20 e traz workshops debates, dança, música, e um espetáculo de dança comunitário, numa parceria com a ASTA.
No desporto, destaque para a Volta a Portugal em Bicicleta iniciativa que decorre na cidade mais alta a 13 de agosto. A Guarda volta a ser meta desta que é a mais prestigiada prova de ciclismo por etapas realizada em território nacional. Continuando na vertente desportiva destaque ainda para a realização de uma etapa do Campeonato Regional Norte 1/8 TT, em Maçainhas ( 19 e 20 de julho), a Night Run (19 de julho), uma corrida/caminhada noturna, informal, inclusiva e sem caráter competitivo, que promove o convívio e estilos de vida saudáveis; o 5º Troféu de Resistência Beirão BTT (26 de julho); a XV edição da Perícia da Guarda (27 de julho) a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias e o IV Troféu Raiano de Perícias; e o Campeonato Nacional de Supercross Guarda (9 de agosto), no Crossódromo das Lajes – Fernão Joanes.
Nestes meses de verão, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) irá levar os livros e a leitura pelas praias fluviais do concelho, com a sua Biblioteca Itinerante. Destaque ainda para o Ciclo de Conferências Errâncias, Culturas e Identidades em setembro, no dia 18: “O Herói-Camões na Epopeia Os Lusíadas”, por Helena Buescu irá desenvolver a ideia de que os contrastes da epopeia camoniana fazem parte integrante daquilo que a tornam uma obra-prima. Ainda na BMEL destaque para os “Dialetos Poéticos” pelo Poeta da Cidade, a 19 de agosto, iniciativa que decorrerá no anfiteatro da Biblioteca e que junta a poesia de Miguel Torga e José Régio à música de Sam the Kid e à palavra dita de Napoleão Mira.
No primeiro fim-de-semana de setembro, dias 6 e 7, destaque para mais uma edição da Feira Farta que volta a reunir, no Largo do Mercado Municipal, todas as freguesias do concelho num certame que promove e divulga os produtos endógenos, os saberes e os sabores locais, bem como a música portuguesa com a presença dos grupos das coletividades do concelho da Guarda e de Mickael Carreira e Toy.
Deste intenso programa, que celebra o verão na cidade mais alta, constam também a celebração do Dia dos Avós sob o tema “Sabedoria que acolhe”, no próximo dia 28 de julho, no Parque da Cidade. Uma iniciativa Intergeracional, aberta a toda a comunidade, que pretende promover o encontro, o diálogo e a diversão entre avós e netos. E ainda a 3ª edição do BatuFest - Festival de Percussão de Vila de Gonçalo – Guarda entre 16 e 18 de julho e os Festivais de Cultura Popular pelo concelho. Destaque também para a Feira de Antiguidades e Colecionismo e o Mercado da Bagageira que acontecem no primeiro domingo de cada mês na Praça Velha e no Jardim José de Lemos, respetivamente.
Aqui deixámos alguns destaques; toda a programação está disponível no site do Município da Guarda aqui.