No verão, os Blues invadem novamente a cidade mais alta. De 6 a 9 de agosto, a Praça Luís de Camões promete noites quentes com sonoridades nacionais e internacionais. O Festival de Blues da Guarda volta a trazer um concerto por noite, durante quatro dias, com uma programação vibrante e diferentes estilos de Blues protagonizados por artistas de renome.
A iniciativa arranca no dia 6 de agosto, quarta-feira, com o espetáculo de The Blackburn Brothers (Canadá). Uma banda familiar composta por três irmãos e músicos convidados, combinam blues tradicional com soul, funk, jazz e R&B, criando uma sonoridade rica e emotiva que celebra a história, a liberdade e a herança cultural negra. Nomeados duas vezes para os Juno Awards, são considerados uma das bandas mais influentes do blues canadiano contemporâneo. Na cidade mais alta prometem um concerto imperdível ver, ouvir e dançar.
No dia 7 de agosto, quinta-feira, Delaine Pickering (EUA) sobe ao palco da Praça Luís de Camões. Cantora e guitarrista norte-americana com uma voz poderosa e estilo marcadamente blues-rock, Delaine Pickering é conhecida pela sua presença de palco magnética e interpretações intensas. A sua música mistura influências do delta blues com elementos modernos, conquistando públicos em festivais por toda a América do Norte e garante conquistar o público guardense.
Na sexta-feira, dia 8 de agosto, é a vez de Mabelle Blues Band (PT). A cantora representa o talento nacional e traz à Guarda uma fusão de blues clássico com arranjos modernos, marcada pela sua voz expressiva e uma banda sólida e versátil. O grupo tem vindo a afirmar-se no circuito português com atuações vibrantes e emotivas.
O cartaz do Festival de Blues encerra no sábado, dia 9 de agosto, com o concerto do Tófol Martinez Blues Band, vindos da vizinha Espanha. O coração da cidade da Guarda recebe, nessa noite, o guitarrista e compositor combina blues elétrico com influências do rock e jazz, criando uma experiência sonora intensa e sofisticada. Reconhecido pela sua técnica apurada e paixão pelo género, o artista promete uma atuação memorável.
Ainda nos dias 8 e 9 de agosto haverá dois concertos de final de tarde, no Jardim José de Lemos. São concertos mais intimistas num registo de 'warm up' para os concertos da noite na Praça Luís de Camões.
Sugar Town Duo atua no dia 8 de agosto, às 18h00. O projeto musical mergulha nas raízes do blues tradicional, transportando o público numa viagem sonora que cruza as margens do Mississippi com uma sensibilidade contemporânea. O duo recria o espírito cru e emocional da primeira metade do século passado, explorando sonoridades que vão do country blues ao gospel, passando pelo folk e pelo Southern soul.
Já dia 9, Paulo Veloso, um dos mais respeitados intérpretes de piano blues em Portugal, sobe ao palco do jardim, às 18h00, para o 'warm up' do último dia do festival. O artista traz para o palco não só uma técnica apurada, mas também uma compreensão profunda da linguagem do blues, herdada dos grandes mestres como Otis Spann, Pinetop Perkins ou Ray Charles, cruzando a tradição do boogie-woogie, do barrel house e do Chicago blues com uma abordagem pessoal e emotiva.
Um excelente cartaz, ao nível do que de melhor se faz por toda a Europa. Todos os concertos do festival que decorrem na Praça Luís de Camões e têm início marcado para as 21h30 e a entrada é livre.
Trata-se de uma iniciativa do Município da Guarda, através do Teatro Municipal (TMG), realizada em parceria com a conceituada Associação BB Blues Portugal, a primeira associação de Blues no país, com filiações no Estados Unidos e na União Europeia.