O Festival EFE – Bandas de Cá está de regresso à Praça Luis de Camões de 28 a 31 de agosto para animar os finais de tarde no Centro Histórico da Guarda. Os concertos de cinco projetos musicais de diversos estilos oriundos da região vão acontecer diariamente com entrada gratuita.
O Festival inicia com Fadivaryus, no dia 28 de agosto, pelas 19h00. É um grupo de fados da Guarda com larga experiência neste estilo musical. O projeto, criado em 2012, por três amigos e amantes do Fado tem um repertório variado enraizado na tradicional cultura do fado português. Na guitarra portuguesa estará Inocêncio Martins, na viola e voz Artur Conde e na voz Vergília Perdigão.
Na sexta-feira, 29 de agosto, o palco do Festival será repartido pela Fanfarra 4XX, que atua pelas 19h00 e pela banda Volta e Meia pelas 21h00. A Fanfarra 4XX é um coletivo de jovens músicos que tocam num registo de brass band (instrumentos de metais e percussão), com o ritmo poderoso dos balcãs criando uma dinâmica por onde passam. Têm um reportório versátil, tocando uma vasta gama de géneros musicais com arranjos de fanfarra, desde composições clássicas a peças originais, passando por temas famosos do pop/rock.
A boa energia vai prosseguir com os Volta e Meia, banda de covers da Guarda que tem um reportório vasto e diversificado com grandes temas nacionais e internacionais. O concerto será marcado pela interpretação de grandes temas pop rock populares do grande público.
No penúltimo dia do Festival, no dia 30 de agosto, é a vez de Crab Monsters, uma banda portuguesa de crossover/hardcore/ thrash metal oriunda de Castelo Branco, Sabugal e Braga. Descrevem a sua sonoridade como 'rock n'ol a 300km/h'. Com influências de bandas como Zeke, Dwarves e Motörhead, a banda não se prende a rótulos, entregando uma energia crua e direta. O concerto acontece pelas 19h00.
O Festival termina no dia 31 de agosto, domingo, com a atuação dos Manta D'Ourelos, pelas 19h00. Este grupo com origens na Beira Interior está no ativo há cerca de 15 anos em Portugal, Espanha e Itália. Com um reportório original e diferenciado, o seu estilo funde influências medievais com rock/metal, utilizando instrumentos como percussão, cordas e sopros. São conhecidos pela sua energia e interação com o público.
São bons motivos para desfrutar do final da tarde no Centro Histórico da Guarda, numa sugestão do Município da Guarda através do Teatro Municipal. A iniciativa integra a agenda de Verão da Guarda.