Festival "Viagem às Raízes", este fim-de-semana na Arrifana

01/07/2015

O Festival 'Viagem às Raízes' na Arrifana está de regresso este ano e vem associado ao Ciclo de Festivais de Cultura Popular que a Câmara Municipal da Guarda está a levar a cabo entre maio e setembro de 2015. O Festival acontece já este fim-de-semana: dias 4 e 5 de julho.

Trata-se de uma viagem às tradições ligadas à terra e ao seu cultivo. Este festival conta no programa com uma feira, tasquinhas tradicionais, música e animação teatral. De destacar, no rol de atividades, um momento de animação teatral, retratando momentos ligados à vivência no mundo rural: 'Serões n'aldeia' que acontecem no sábado, às 22h30. A organização desafia o público a visitar este festival trajado aos anos 30/40 do século passado.

Trata-se de uma organização em parceria com o grupo de Cantares da Arrifana, a Junta de Freguesia da Arrifana, a Liga Os Amigos da Arrifana e a Arrifana TV.

A Câmara Municipal da Guarda pretende com o Ciclo de Festivais alcançar uma abordagem integrada de envolvimento das comunidades na promoção do concelho, potenciando os produtos singulares e a sua autenticidade. A vaca autóctone jarmelista, a transumância, o cobertor de papa e o pão da Guarda são os recursos que este ano vão ser alvo de uma aposta reforçada através do Ciclo de Festivais de Cultura Popular. A cultura, o turismo e o desenvolvimento económico local dão o mote para a organização deste ciclo no mundo rural do concelho da Guarda.

PROGRAMA:

Dia 4, sábado

18h00 - Início das atividades económicas tradicionais

21h30 - Concerto da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo

22h30 - Teatro: 'Serões n'aldeia'

Dia 5, domingo

14h00 - Reinício das atividades económicas tradicionais

15h00 - Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda

16h30 - Rancho Folclórico da Freguesia de Covas – Tábua

18h30 - Grupo de Cantares do Souto da Casa – Fundão

19h30 - Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu

Encenações |Taberna do Ti Zé Manel |Tasca da Ti Clementina |Tasca do Zé

Barraquinhas | Exposição/venda de produtos da terra e artesanato.

Imagem: Festival