Município da Guarda

Município da Guarda

Prémio Eduardo Lourenço 2015: cerimónia de entrega acontece sexta na BMEL

02/07/2015
leitura do texto

Na sexta, 3 de julho, tem lugar na BMEL - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço a sessão de entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2015 à escritora Agustina Bessa-Luís.

A sessão terá as intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Guarda e Membro da Direção do Centro de Estudos Ibéricos, Álvaro dos Santos Amaro, do Diretor Honorífico do CEI, Eduardo Lourenço e do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. O elogio à premiada estará a cargo de Anamaria Filizola, profunda conhecedora da obra de Agustina Bessa-Luís.

O prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura e cooperação ibéricas.

O Júri decidiu atribuir o Prémio a Agustina Bessa-Luís em reconhecimento da sua grande projeção nacional e internacional, expoente máximo da cultura portuguesa e ibérica, e valorizou na sua obra a profunda consonância com a grande tradição cultural ibérica, capaz de integrar e compreender Cervantes e Fernão Mendes Pinto, Nuno Gonçalves e Vélasquez.

Nesta edição o júri foi constituído pelos membros da Direção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade de Salamanca) e por mais oito personalidades (Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor - professores da Universidade de Salamanca - Manuel Santos Rosa e Pedro Pita - professores da Universidade de Coimbra - e três personalidades convidadas, Santos Justo e Pedro Bingre do Amaral - indicados pela Universidade de Coimbra - e José Luis Puerto - indicado pela Universidade de Salamanca).

Personalidades de relevo de Portugal e Espanha já foram galardoadas nas anteriores edições: Maria Helena da Rocha Pereira, professora catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, jornalista (2006), Maria João Pires, pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, professor catedrático de Direito Penal (2009) e César António Molina, escritor (2010), Mia Couto, escritor (2011), José María Martín Patino, teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, professor de Literaturas Hispânicas (2013) e Antonio Sáez Delgado professor e investigador (2014).

Imagem: Prémio Eduardo Lourenço 2015: cerimónia de entrega acontece sexta na BMEL