Município da Guarda

Município da Guarda

Guarda na 31ª posição no ranking de Competitividade Municipal, sendo o único município da região a integrar o top 50

Cidadania e Participação Economia e Inovação Informações e Serviços
16/10/2025
leitura do texto

​O Município da Guarda surge na 31ª posição no Ranking de Competitividade Municipal 2025, que avaliou 186 municípios, surgindo à frente de várias capitais de distrito. Com esta classificação, a Guarda é o único município da região a integrar o top 50. Entre as categorias avaliadas, a Guarda obtém as melhores classificações nas áreas da saúde, educação, cultura e entretenimento, serviços essenciais e ferrovia e rendimentos familiares.

No estudo elaborado pelo Instituto Mais Liberdade, o Município da Guarda surge melhor classificado do que Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Bragança, Portalegre e Beja. E na região, a Guarda também é o concelho com melhor classificação, ficando à frente de municípios como a Covilhã (66ª), Fundão (145ª) e Seia (162ª).

O índice compara a atratividade e qualidade de serviços e infraestruturas dos 186 municípios que têm mais de 10 mil habitantes em Portugal. Como sublinha o Instituto Mais Liberdade, o objetivo deste ranking é oferecer informação clara e comparável para famílias, empresas e decisores públicos, evidenciando padrões, boas práticas e fragilidades a nível local. Procura-se assim estimular o desenvolvimento de cada município e valorizar aqueles que apresentam melhores indicadores em cada dimensão de análise.

O ranking avaliou dez categorias de competitividade: rendimentos familiares, capital humano, capital produtivo, saúde, educação, habitação, cultura e entretenimento, proteção e justiça, serviços essenciais e ferrovia, fiscalidade e endividamento autárquico e competitividade envolvente. A Guarda obtém as melhores classificações nas áreas da saúde, educação, cultura e entretenimento, serviços, ferrovia e rendimentos familiares.

De acordo com o ranking, Lisboa é o município mais competitivo de Portugal, seguido de Oeiras e do Porto.

O estudo resultou da recolha e tratamento de dados oficiais e públicos, maioritariamente do Instituto Nacional de Estatística.

Mais pormenores sobre o ranking aqui

Imagem: Guarda na 31ª posição no ranking de Competitividade Municipal, sendo o único município da