"Mercado Vivo" com música, fotografia, animação, show cooking e degustações

03/07/2015

A Câmara Municipal da Guarda agendou para julho e agosto uma mão cheia de iniciativas no âmbito da dinamização do Mercado Municipal. Entre 4 de julho e 29 de agosto, promovem-se naquele espaço comercial recém-renovado: exposições, música tradicional, show cooking, degustações, animação teatral entre muitas outras iniciativas.

Trata-se de uma iniciativa no âmbito do 'Mercado Vivo', ação de animação e dinamização do Mercado Municipal que a autarquia está a promover junto do Mercado Municipal. Recorde-se que aquele espaço reabriu as portas ao público em março, requalificado e com uma nova imagem.

A animação do espaço continua já este sábado, dia 4 de julho, com o Grupo de Cantares de S. Miguel 'A Mensagem'. O grupo atuará entre as 10h00 e as11h00.

Segue-se, de 11 a 31 de julho a exposição de fotografia “A água, as pessoas, um Futuro!”, trata-se de uma iniciativa que resulta de um concurso lançado pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) no âmbito do das Comemorações do Dia Mundial da Água e do Ano Internacional de Cooperação pela Água. Estimular os valores ambientais de proteção de um recurso natural escasso como é a Água foi o grande objetivo desta iniciativa. A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Mercado: de segunda a sexta das 8h00 às 18h00 e sábados das 8h00 às 13h00.

A 18 de julho entre as 10h00 e as 12h00 há showcooking com a iniciativa 'Sopa do Mercado e Saladas de Verão'. Estas iguarias serão confecionadas à base de produtos à disposição no Mercado Municipal.

Segue-se a 25 de julho uma 'Degustação de cogumelos – Quinta Da Noguinha'. A atividade pretende dar a conhecer o produto e seus benefícios na saúde e contará com a presença de uma nutricionista. Um projeto agrícola implementado de produção de cogumelos shitaki, pleurothos e agaricus.

Em agosto, no dia 1 às 10h00, os vendedores e compradores do Mercado Municipal vão ser surpreendidos com uns visitantes muito altos e também muito animados, trajando à época quinhentista e que vão andar pelo espaço interagindo com o público.

Segue-se, no dia 8 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00 a iniciativa 'A Banca dos Nossos – Melancia com arte'. A atividade vai mostrar aos clientes do Mercado novas formas de decorar melancias. Haverá também degustação.

No dia 15 de agosto, a partir das 10h00 e até às 12h00: Sopa, Batidos e Granizados, tudo confecionado na hora, à base dos produtos frescos do Mercado Municipal.

Na semana seguinte, a 22 de agosto, entre as 10h00 e as 11h00, a 'Ribeirinha' vai andar à procura do seu amado D. Sancho por todo o Mercado Municipal, mas a procura será em vão, porque por todo o lado irá encontrar sempre Dom Sancho, o bolo da Guarda.

E para fechar o mês de agosto, no último sábado, dia 29, haverá demonstrações de Karaté pela Academia Egitaniense de Karaté Shotokan, durante a manhã.

Imagem: