O MUNICÍPIO DA GUARDA, através da REDE CULTURAL E CRIATIVA DA GUARDA (RCCG), realiza, até ao final do ano, seis ações de reflorestação ao longo do território abrangido pela RCCG. A iniciativa, designada GUARDA A CRESCER, tem como objetivo a reposição de árvores e vegetação em seis áreas ligadas à RCCG e áreas afetadas por incêndios de 2022, contribuindo para a recuperação da biodiversidade local.
Este projeto de reflorestação será implementado numa área total aproximada de quatro hectares, abrangendo seis freguesias do concelho da Guarda – Aldeia do Bispo, Meios, Guarda, Aldeia Viçosa, Jarmelo São Pedro e Videmonte. Está prevista a plantação de 2.500 árvores, nomeadamente folhosas autóctones.
As seis ações de plantação decorrem aos sábados, exceto Aldeia Viçosa (num domingo), entre 25 de outubro e 6 de dezembro. São convidados a participar todos os cidadãos e visitantes, criando-se sinergias, momentos de partilha e espírito de cidadania. Todas as ações de plantação contam com o apoio no transporte gratuito por parte do Município da Guarda, a partir do Museu da Guarda, e da logística por parte das freguesias e dos promotores do projeto. As ações são gratuitas, mas por motivos logísticos é obrigatória a inscrição prévia em www.guardaacrescer.pt.
Para o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, este «É um projeto que vai além da simples plantação de árvores, e que pretende envolver a comunidade local, associações, escolas e entidades parceiras nas ações, promovendo a educação ambiental, a vivência cultural e o contacto com a natureza, e que pretende ao mesmo tempo realçar a importância das estruturas culturais do concelho, do seu património material e imaterial».
A primeira das ações de plantação decorre em Aldeia do Bispo, no dia 25 de outubro, pelas 9h00. A freguesia será contemplada com 200 castanheiros, a plantar numa área de meio hectare. A ação é integrada na Festa da Castanha de Aldeia do Bispo, agendada para os dias 25 e 26 de outubro de 2025.
Os participantes deverão levar roupa confortável e ajustada ao clima, e calçado com aderência, adequado ao terreno. Levar ferramenta individual poderá facilitar a logística.
Guarda a Crescer é uma ação da operação Rede Cultural e Criativa da Guarda cofinanciada em 90% pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa Transformar Turismo: Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022. O Município da Guarda é a entidade líder e atua através do Museu da Guarda e do o Museu de Tecelagem dos Meios, os promotores executores são a Freguesia de Aldeia do Bispo através do Museu Etnográfico da Castanha, a Freguesia de Aldeia Viçosa através do Museu-Escola de Aldeia Viçosa, a Freguesia de São Pedro do Jarmelo através da Casa Museu do Jarmelo, a Freguesia de Videmonte através do Museu das Atividades de Videmonte e a Adiram - Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha. Nesta ação, conta com a colaboração ativa do promotor Freguesia de Aldeia do Bispo, através do Museu Etnográfico da Castanha.