"Curso de Verão" do CEI decorre de 8 a 11 de julho na Guarda

07/07/2015

“Iberismo e Lusofonia: Paisagens, Territórios e Diálogos Transfronteiriços” é o tema da 15ª edição do “Curso de Verão” que o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove entre 8 e 11 de julho na Guarda.

A iniciativa é, de resto, uma das imagens de marca do Centro e tem como objetivo a partilha de conhecimentos sobre os territórios ibéricos e de oportunidades para o intercâmbio cultural.

A sessão de abertura terá lugar na quarta, dia 8 de julho, às 9h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço . Pelas 17h30 terá lugar uma conferência de evocação ao Prof. António Gama, membro da Comissão Científica do CEI, recentemente falecido. Pelas 18h30 terá lugar o lançamento do 30º volume da Coleção Iberografias intitulado “Espaços de fronteira, territórios de esperança: paisagens e patrimónios, permanências e mobilidades”.

Com esta iniciativa, o CEI procura reforçar os seus compromissos com os espaços de baixa densidade, apostando em quatro principais desafios: reafirmar a defesa e a importância da paisagem e do património como recursos estratégicos do desenvolvimento territorial; comparar experiências e dinâmicas territoriais dos países ibéricos e lusófonos; valorizar o trabalho de campo, nas margens fronteiriças, debatendo e dando a conhecer realidades distintas e diferentes modos de valorização dos recursos naturais e culturais; e consolidar redes de transferência de conhecimento, incorporando no debate investigadores e professores do espaço ibérico, quer europeu e africano, quer latino-americano.

Estruturado em Painéis de Debate e Trabalhos de Campo, o curso é coordenado pelo Prof. Valentín Cabero, da Universidade de Salamanca, e pelo Prof. Rui Jacinto, da Universidade de Coimbra, sendo acreditado pela Universidade de Salamanca.

A Conferência de Encerramento, prevista para as 16h30 do dia 10 de julho será proferida pelo reputado geógrafo brasileiro Rogério Hasbaert.

Consulte o programa completo aqui.

Imagem: