Festa da Transumância em Fernão Joanes no fim-de-semana

13/07/2015

A Festa da Transumância acontece em Fernão Joanes nos próximos dias 18 e 19 de julho (sábado e domingo) com um programa rico em iniciativas ligadas ao Património Pastoril, Pedestrianismo, Turismo de Natureza e Cultural. A Festa da Transumância está nesta edição associada ao Ciclo de Festivais de Cultura Popular que a Câmara Municipal da Guarda está a levar a cabo desde maio e até setembro de 2015.

Um dos destaques deste Festival, que privilegia o contacto com Natureza, vai para a Caminhada Canada da Montanheira. Trata-se de um belíssimo percurso de 15 Km com partida no sábado, dia 18 de julho, da Guarda (Praça Luís de Camões) e passagem por Maçainhas de Baixo, Corujeira, Trinta, Meios e Fernão Joanes. Nas várias localidades está ainda prevista a visita a espaços de interesse como é o caso da Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, da Queijaria Tradicional da Quinta da Folha, as Cortes Lucas e o Museu das Corujas, na Corujeira, as Ruinas das antigas fábricas têxteis dos Trinta, o Museu dos Meios e as Cortes pastoris de Fernão Joanes. O almoço será nas margens do Mondego, junto às antigas fábricas de têxteis do vale.

A inscrição tem o valor de 5 euros e incluí almoço, transporte (Fernão Joanes - Guarda) e Seguro. Os interessados em participar deverão inscrever-se através do correio eletrónico: turismo@mun-guarda.pt.

Como novidade, este ano a organização da Festa apostou no Acampamento das Txoças nas Eiras / Fernão Joanes. A ideia é poder proporcionar aos visitantes uma experiência pastoril, pernoitando em Choças de pastores. A iniciativa é limitada a 30 pessoas (15 Choças x 2 pessoas) e sujeita a inscrição prévia através do correio eletrónico: turismo@mun-guarda.pt

Os inscritos deverão assegurar saco cama ou se quiserem passar por uma verdadeira experiência pastoril, poderão adquirir um Cobertor de Papa no Museu de Meios ou na Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas. O valor da inscrição é de 10 euros e inclui pernoita, jantar, pequeno-almoço e almoço.

Destaque ainda para o espetáculo comunitário 'O Romance da Transumância' que acontece no sábado, dia 18, às 22h00. Trata-se de um espetáculo teatral de Joaquim Almeida Santos. «Desde tempos imemoriais que a transumância de gado ovino se fazia desde os pontos mais altos da Serra da Estrela até aos campos do Alto Alentejo e terras do Douro. Não só devido ao frio e fortes nevões mas também porque os rebanhos eram muitos e os pastos escasseavam nas terras frias da Estrela e arredores. Em Fernão Joanes, os pastores também faziam essa deslocação de gado. É a partir de memórias de alguns pastores, que este ano na Festa da Transumância surge um espetáculo simples, tal como são simples os pastores que nesta festa irão ser homenageados.», diz o texto de apresentação. A Câmara Municipal da Guarda assegura transporte gratuito para o espetáculo em Fernão Joanes a partir da Praça Luís de Camões, para garantir lugar, basta contactar o Welcome Center.

A Festa da Transumância é uma organização da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes com o apoio da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, da União de Freguesias de Trinta e Corujeira e da Câmara Municipal da Guarda.

A Câmara Municipal da Guarda pretende com o Ciclo de Festivais alcançar uma abordagem integrada de envolvimento das comunidades na promoção do concelho, potenciando os produtos singulares e a sua autenticidade. A vaca autóctone jarmelista, a transumância, o cobertor de papa e o pão da Guarda são os recursos que este ano vão ser alvo de uma aposta reforçada através do Ciclo de Festivais de Cultura Popular. A cultura, o turismo e o desenvolvimento económico local dão o mote para a organização deste ciclo no mundo rural do concelho da Guarda.

8h00 - Percurso pelo património pastoril e turismo de natureza

Canada da Montanheira | Guarda – Fernão Joanes | 15 Km | 6 / 7 horas | Fácil

Guarda – Maçainhas de Baixo – Corujeira – Trinta – Meios – Fernão Joanes

Inscrição através do email: turismo@mun-guarda.pt

5 euros com almoço e jantar incluído e transporte de Fernão Joanes – Guarda e Seguro

Acampamento das Txoças

Eiras / Fernão Joanes

Inscrição: O preço da pernoita é de 10 euros com jantar, pequeno-almoço e almoço incluído.

22h00 – 'O Romance da Transumância' (espetáculo teatral) de Joaquim Almeida Santos

24h00 – Grupo de Música Popular 'Anafaia'

19 de Julho