O Município da Guarda informa que, na sequência de uma reunião entre diversas entidades locais, realizada esta tarde, e face ao previsível agravamento estado do tempo nas próximas horas, foi decidido encerrar durante o dia de amanhã, 23 de janeiro, os estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, bem como a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca e o Instituto Politécnico da Guarda. A decisão foi articulada num encontro com o vice-presidente da Câmara da Guarda, António Fernandes, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil, os dirigentes dos referidos estabelecimentos de ensino e também da Escola Profissional da Guarda, representantes da PSP, GNR, dos Bombeiros.
Esta medida resulta da avaliação realizada às previsões meteorológicas previstas para o início da manhã de sexta-feira que apontam para queda intensa de neve a partir das 8h00. Perante este cenário poderiam não estar asseguradas as condições de segurança de regresso a casa ao final do dia, devido às prováveis complicações na circulação.
Aconselha-se a população a evitar deslocações desnecessárias. Em caso de situação de perigo, emergência ou constrangimento, os cidadãos devem contactar os números 965 920 678 ou 271 220 262, explicando claramente a situação para que seja possível uma intervenção rápida e eficaz.
O Município criou uma Sala de Situação, que funcionará nas instalações da Câmara Municipal, com o objetivo de assegurar a monitorização permanente das condições meteorológicas e coordenar a resposta a todas as ocorrências que possam surgir durante este período. Esta estrutura permitirá uma articulação eficaz entre os diferentes serviços municipais, proteção civil e entidades operacionais, garantindo uma atuação rápida e adequada, particularmente ao nível da circulação rodoviária, apoio à população e segurança de pessoas e bens.
Mantenha-se atento às informações meteorológicas e às indicações do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros e Forças de Segurança.
Devido à intensa queda de neve, a Proteção Civil Municipal recomenda:
- Dentro da cidade o corredor de circulação recomendado, para além da VICEG, é o apresentado na imagem (Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro; Avenida Monsenhor Mendes do Carmo; Avenida Cidade de Safed; Avenida Cidade de Béjar; Avenida Cidade de Watterbury; Avenida Cidade de Salamanca e ainda Rua António Sérgio, até à central de camionagem);
- Evite circular de automóvel, salvo se realmente necessário;
- Circule de preferência em viatura com tração integral (4x4). Caso circule de automóvel em zonas com neve, coloque correntes na sua viatura e respeite a sinalização implantada;
- Na VICEG mantenha sempre livre a faixa da esquerda e, caso não consiga progredir, encoste a viatura na berma direita
Recorde-se que a Guarda está sob aviso Laranja a partir das 21h00 desta quinta-feira e até às 9h00 do dia 24 de janeiro (sábado). A previsão aponta para vento forte e queda intensa de neve, inicialmente acima dos 800 metros de altitude, podendo descer a cota até aos 600 metros de altitude.
A colaboração de todos é fundamental para minimizar os impactos negativos destes episódios de queda de neve.