O Município da Guarda assinou no passado dia 22 de janeiro, em Condeixa-a-Nova, a formalização do 3º Pacto para a Economia Circular, uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro). A adesão do Município da Guarda a esta iniciativa reflete um compromisso com a sustentabilidade.
O projeto de reutilização da água da ETAR de S. Miguel para a rega do Parque Urbano do Rio Diz (PURD), em 2025, foi o projeto subscrito pelo Município da Guarda a este pacto. Recorde-se que com este projeto, a água reutilizada passou a dar vida ao PURD, permitindo reaproveitar 28 283 metros cúbicos de água e preservar assim este recurso essencial. Ao integrar a 3.ª edição desta ação, a Câmara da Guarda reforça a ambição de ir mais longe na economia circular urbana, com a meta de alcançar os 30 000 metros cúbicos de água para reutilização, possibilitando o alargamento do período de rega e promovendo um espaço mais verde, vivo e sustentável.
Subscreveram este pacto perto de 200 entidades entre empresas, associações empresariais, instituições de ensino superior, comunidades intermunicipais, câmaras municipais, juntas de freguesia, instituições particulares de solidariedade social e associações de desenvolvimento local. O documento foi assinado pelo vereador do Ambiente, Rui Melo.