Município da Guarda

Município da Guarda

Documentário sobre Agustina Bessa-Luís passa hoje na BMEL

21/07/2015
leitura do texto

Na terça, dia 21 de julho, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) apresenta o documentário 'Agustina Bessa-Luís: nasci adulta e morrerei criança'. Recorde-se que a escritora foi a vencedora da edição de 2015 do Prémio Eduardo Lourenço e que é também a protagonista de uma exposição patente na BMEL.

Neste documentário, uma videobiografia de 55 minutos, a escritora Agustina Bessa-Luís fala da sua infância, das suas memórias, do 'exílio' no Douro, das aventuras da sua juventude, do início da longa carreira como escritora e do amadurecimento da sua experiência.

João Bénard da Costa, Manoel de Oliveira, Eduardo Prado Coelho, Inês Pedrosa, Pedro Mexia, Alberto Vaz da Silva, Laura Mónica Baldaque e Francisco Cunha Leão falam da sua relação com a escritora e contam episódios únicos, que ajudam a compreender a autora.

Trata-se de um trabalho da jornalista Anabela Almeida, realizado por António José de Almeida e mostra o percurso invulgar de uma mulher determinada que leu os livros mais ousados na infância e que se transformou numa das maiores e mais produtivas escritoras portuguesa da atualidade.

Imagem: Documentário sobre Agustina Bessa-Luís passa hoje na BMEL