Município da Guarda

Município da Guarda

Criadores locais em maioria no programa de setembro do ‘VivaCidade!’

02/09/2015
leitura do texto

Em setembro o ‘VivaCidade!’ conta com a prata da casa. Artistas e criadores guardenses ou com ligações estreitas à cidade mais alta vão estar por todo o lado em atividades que vão da música às artes plásticas. Venha descobri-los!

A partir de quinta-feira (3 de setembro) há três novas exposições para visitar na cidade mais alta: Instalação, Pintura e Desenho Digital de Lynx Tungur no nº 8 da Praça Luís de Camões; Esculturas em ferro de Rui Miragaia na Rua Francisco de Passos (antigo Centro Sande e Castro) e Fotografias de Xano Costa no nº15 da Rua 31 de Janeiro. Parta à descoberta; as exposições ficam patentes até 15 de setembro e a entrada é livre.

Ainda na quinta, dia 3, o percussionista Marcos Cavaleiro atua às 21h30 no antigo Centro Sande e Castro; o saxofonista Carlos Canhoto atua uma hora depois, às 22h30 no nº 34 da Praça Luís de Camões; segue-se a performance de João Louro, às 23h30, na Rua 31 de Janeiro (Antiga Galeria Época) e o percussionista Tiago Pereira, às 00h30 no nº 35 da Rua Rui de Pina.

O itinerário de ruas e locais repete-se no dia seguinte, sexta, dia 4 de setembro, novamente com artistas guardenses: a bailarina Mara Pacheco a atuar do Antigo Centro Sande e Castro às 21h30; o jornalista Pedro Dias de Almeida traz poesia ao nº 34 da Praça Luís de Camões às 22h30; o Projeto Phonambient apresenta-se na Rua 31 de Janeiro pelas 23h30 e às 00h30 é a vez de Ale&Ole Duo, num recital de guitarra e violino pelos músicos Pedro Ospina e Olena Sokolovska, ambos professores no Conservatório de Música de S. José da Guarda.

Prosseguindo o itinerário artístico à noite. Pelas 21h30, no antigo Centro Sande e Castro há cinema com “L’école de facteurs” de Jacques Tati numa iniciativa em colaboração com o Cineclube da Guarda; às 22h30 há música no n.º 34 da Praça Luís de Camões com Luís Andrade e segue-se, às 23h30 na Antiga Galeria Época (Rua 31 de Janeiro) o cine-concerto “Ballet Mécanique” de Fernand Léger e Dudley Murphy, uma curta-metragem musicada pelo guardense Hugo Branco. Para o final da noite fica reservado o nº 35 da Rua Rui de Pina, onde atua às 00h30 o Cobertor Eletrico. Trata-se de um projeto DJ que juntou há mais de 10 anos João Paulo Vieira, e Pedro Dias de Almeida, ambos editores da Revista VISÃO, o último natural da cidade mais alta.

Mas nem só de criadores locais é feito o programa de setembro do VivaCidade! aqui fica o programa completo do mês e o respetivo mapa, para que nada lhe passe ao lado.

Na imagem: o projeto DJ Cobertor Elétrico

Imagem: Criadores locais em maioria no programa de setembro do ‘VivaCidade!’