“A Luz no Sagrado” encerra programa de animação, VivaCidade! esta sexta

09/09/2015
leitura do texto Galeria

Esta sexta, dia 11 de setembro, às 21h30, no pátio da Sé Catedral da Guarda, acontece o espetáculo de encerramento do VivaCidade!, o programa de animação de verão da cidade mais alta que decorre desde 15 de julho. “A luz no sagrado” é o espetáculo que nos traz a experiente companhia Artelier? – TNR! Plataforma das Artes de Rua.

Um espetáculo que recorre a mecanismos multimédia e do teatro de imagem para criar uma narrativa que irá encantar o público de todas as idades. Com uma banda sonora envolvente, os atores e mulheres estátua vestidos de claro, transportam e rolam bidons brancos, formando imagens escultóricas em movimento, nos quais são projetadas imagens icónicas de Arte Sacra.

A companhia Artelier? E TNR! – Plataforma das Artes de Rua são aliados num percurso que desde há 10 anos se encaminha na perspetiva de fazer coincidir a criação de objetos artísticos contemporâneos e de vanguarda com a cultura popular e a animação festiva. Criando uma linguagem pluridisciplinar utiliza as diferentes disciplinas artísticas para além dos seus compartimentos clássicos e estanques. A abertura de manifestações de cultura popular como o Carnaval, festas de cidade, animação de parques, inaugurações de sítios público, entre outros, a propostas artísticas vindas de espaços de criação contemporâneos adaptadas ao cenário natural e espaço público, são apostas na renovação do encontro popular e numa cidadania e cultura locais mais coerentes e coesas são sinais de vitalidade no panorama urbano marcado pela desagregação de práticas festivas e de convivência. As artes de rua existem pois o hábito secular da prática festiva esta sempre de mãos dadas com o desenvolvimento e capacidade humana para programar e requalificar o futuro, celebrando ano após ano a renovação dessa aposta no melhoramento das relações humanas e das cidades, na arquitetura de espaços de utilização pública capazes de responder as diferentes necessidades do Homem na complexidade das suas exigências, e na simplicidade da suas apetências festivas.

Imagem: “A Luz no Sagrado” encerra programa de animação, VivaCidade! esta sexta

Imagem: luz6.jpg