Música contemporânea regressa ao TMG com a 10ª edição do Síntese

21/09/2015

Começa esta quarta-feira, dia 23 de setembro e decorre até 31 de outubro a décima edição do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, numa organização da Câmara Municipal da Guarda/ Teatro Municipal da Guarda e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea. Uma iniciativa que conta com o apoio da Direção-Geral das Artes.

Nesta décima edição, o ciclo abre com a tertúlia “A Música Contemporânea e os Públicos – Relações Sociais e Culturais”, na quarta, dia 23 de setembro, às 22h00, no Café Concerto. A conversa contará com a participação de várias personalidades ligadas à música e terá a moderação de dois músicos/compositores do Síntese - GMC: Carlos Canhoto e Rogério Peixinho.

O ciclo prossegue a 8 de outubro com um dos seus grandes destaques: Cláudio Jacomucci (Itália), um dos mais conceituados acordeonistas europeus da sua geração e um reputado compositor e professor. Trata-se de um concerto único em Portugal que contará no programa com obras da sua autoria e ainda dos compositores Giorgio Tedde e Grabriele Manca. Para ver e ouvir no Pequeno Auditório, às 21h30.

No dia 14 de outubro e retomando a componente pedagógica do ciclo há Ensaios Abertos do Síntese – GMC para as escolas com sessões às 10h30 e às 14h30, no Pequeno Auditório. E no dia 16, acontece no mesmo auditório o concerto dos Galegos, Vertixe Sonora (Espanha). Um espetáculo único que alia a música eletrónica à componente cénica e performativa contribuindo para um diálogo musical inovador.

O Síntese culmina com o espetáculo do grupo homónimo do ciclo: Síntese – GMC, a 31 de outubro, que estreia em palco várias obras especialmente escritas para a ocasião, pelos compositores Fernando Lapa, Jaime Reis e Anne Victorino de Almeida. O concerto está marcado para as 21h30 no Pequeno Auditório.

Adquira bilhetes para os espetáculos aqui.

Imagem: Música contemporânea regressa ao TMG com a 10ª edição do Síntese