Município da Guarda

Município da Guarda

Exposição de Manuel (João) Vieira e Hirondino Pedro a partir de sábado no TMG

24/09/2015
leitura do texto

A exposição “L’Aprés Midi d’ Un Faune” coloca lado-a-lado a obra plástica de Manuel (João) Vieira e de Hirondino Pedro, artista cuja obra tem sido mantida, por opção própria do autor, fora dos circuitos convencionais das artes visuais. A exposição é inaugurada este sábado, dia 26 de setembro, na Galeria de Arte do TMG, às 16h00. Ficará patente até 20 de dezembro.

«No momento em que se evidencia a ausência de Portugal na Exposição Universal de Milão 2015, entre muitos outros atropelos cometidos à cultura nacional, e em que o país enfrenta uma espécie de desenraizamento, Hirondino Pedro e Manuel (João) Vieira, num gesto de humor, abrem portas a um universo criativo que ironiza o espírito de identidade nacional (ou a sua ausência), desde logo na apropriação do poema, em francês, de Stéphane Mallarmé, cujo título é o ponto de partida da exposição. “L’aprés Midi D’un Faune” (ou a tarde de um fauno), ficou conhecido como marco na história do simbolismo na literatura francesa, tendo também servido de inspiração para a composição “Prélude à l’après-midi d’un faune”, de Claude Debussy e para o bailado homónimo de Vaslav Nijinsky, dois trabalhos de grande significado para o desenvolvimento do modernismo em França. Dizer isto será, provavelmente, dizer muito pouco acerca de uma exposição que promete ser magnificamente irónica.», pode ler-se no texto de apresentação desta iniciativa.

A exposição tem a curadoria de Carlos Cabral Nunes, a direção executiva de Nuno Espinho da Silva, a produção executiva e comunicação de Graça Rodrigues e o design gráfico de Carlos Santos. A direção artística é do “Colectivo Multimédia Perve” Parceria Casa da Liberdade - Mário Cesariny.

“L’Aprés Midi d’ Un Faune” tem entrada livre e pode ser visitada de terça a quinta das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00 e seta e sábado das 16h00 às 19h00 e das 21h00 às 24h00.

Imagem: Exposição de Manuel (João) Vieira e Hirondino Pedro a partir de sábado no TMG