Exposição “ESTRELA nature+design+craft e BRINQUEDO DE MADEIRA

07/10/2015
Inaugura na próxima quinta-feira, dia 8 de outubro, pelas 18h00, na sala 4 da Galeria do Paço da Cultura, a Exposição “ESTRELA nature+design+craft e BRINQUEDO DE MADEIRA”, uma mostra dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do 3º ano da Licenciatura em Design de Equipamento do Instituto Politécnico da Guarda no ano letivo 2014 -15.

Colaboraram alunos de design (ESTG – IPG), artesãos e suas associações (Associação de Artesãos da Serra da Estrela) e parceiros locais (a Câmara Municipal da Guarda e a associação de solidariedade social ADM Estrela) para conceber artefactos que interpretam o património sociocultural, económico e ecológico da região da Serra da Estrela.

Através do projeto Estrela Nature Design Craft, foram estabelecidos laços que cruzam saberes e técnicas resultando em peças únicas de inegável valor estético. O projeto é também um excelente exercício na área do Design Social, através de um olhar atento sobre o território captando a sua essência.

Os materiais, os motivos e as formas das peças falam de valores paisagísticos e culturais singulares que podem ser dinamizadores e identitários deste lugar. Os alunos interagiram com outros criativos e aprenderam técnicas de construção tradicionais em diferentes materiais: o cobertor de papa e o burel, no Museu de Tecelagem dos Meios; a olaria negra em Molelos; o vime em Gonçalo; o estanho em Viseu, a madeira na oficina de carpintaria e de prototipagem rápida do Instituto Politécnico da Guarda e o chocolate, mais a norte.

O Município da Guarda associa-se a esta iniciativa e abre a Galeria de Arte do Paço da Cultura a esta mostra, proporcionando a todos uma oportunidade de conhecerem projetos inovadores e criativos. Esta é também, uma forma de concretizar parcerias institucionais, neste caso com o IPG, que acrescenta valor ao território da Guarda.

Na Galeria continua também patente o Espaço “Da Terra”, que apresenta peças de artesanato do concelho como o cobertor de papa, os cestos ou as facas e tesouras através de instalações, reinventando os materiais e o seu uso, numa aposta no património cultural desta região.

As duas mostras complementam-se agora dando significado ao binómio tradição /modernidade e destacando a vertente do Design Social.

Imagem: Exposição “ESTRELA nature+design+craft e BRINQUEDO DE MADEIRA