Município da Guarda

Município da Guarda

José Augusto Castro, Adriano Vasco Rodrigues e Jorge Carvalheira no “A Terra da Escrita”

20/10/2015
leitura do texto

A Câmara Municipal da Guarda promove, em conjunto com os agrupamentos de escolas Afonso de Albuquerque e da Sé, entre outubro de 2015 e junho de 2016, a segunda edição do Projeto “A Terra da Escrita”.

Trata-se de uma iniciativa de divulgação e promoção de escritores locais (Concelho e Distrito da Guarda) e das suas obras, a desenvolver nas escolas do Concelho da Guarda.

Adriano Vasco Rodrigues, autor de importantes obras nas áreas da Arqueologia e da História, José Augusto de Castro, fundador do jornal “O Combate” e acérrimo defensor dos ideais republicanos e Jorge Carvalheira, autor contemporâneo nascido no distrito, são os autores em destaque no ano letivo 2015 /2016.

A segunda edição d’ “A Terra da Escrita” inclui um variado número de iniciativas, como conferências, tertúlias, encontros com o autor, exposições, visitas, um percurso fotográfico literário, criação de trabalhos artísticos com base nas obras dos autores, edição de um livro, oficinas de papel, de encadernação, de animação tipográfica, de ilustração e de escrita.

As ações destinam-se a alunos do pré-escolar ao secundário, professores, público em geral e utilizadores da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e estima-se que envolvam cerca de quatro mil participantes.

O projeto “A Terra da Escrita”, conduzido pela BMEL, tem como principais objetivos: Tornar conhecida da comunidade escolar do nosso concelho a obra de autores ligados à Guarda por nascimento ou pelos afetos; sensibilizar alunos e professores para a importância do trabalho literário dos autores locais; desenvolver, junto dos alunos, laços de identificação com a vida e obra de autores da Guarda ou que escreveram sobre a nossa terra; fomentar o sentido de pertença à comunidade da Guarda, através da língua e da literatura; estimular o espírito crítico em relação ao trabalho criativo de autores conterrâneos; dar oportunidade aos alunos de participarem em várias iniciativas que apelam à criatividade, a partir da obra de autores do distrito.

Esta iniciativa integra o Plano Municipal de Educação da Câmara Municipal da Guarda.

Imagem: José Augusto Castro, Adriano Vasco Rodrigues e Jorge Carvalheira no “A Terra da Escrita”