Guarda celebra 816 anos da atribuição do Foral com programa comemorativo

03/11/2015

A 27 de novembro de 2015 a cidade mais alta comemora 816 anos da atribuição do Foral pelo Rei D. Sancho I (1199), e para assinalar a data, a autarquia promove uma série de iniciativas entre os dias 26 e 29 de novembro.

O legado judaico e a sua importância para a construção da identidade da cidade dão o mote às Comemorações. O programa das Conferências da Guarda tem início no dia 26 de novembro, às 9h30, com uma jornada de debate e reflexão subordinada ao tema 'Diálogos e Conflitos: Judeus e Cristãos em Terras de Fronteira', iniciativa que prossegue na tarde do dia 27 de novembro.

O programa aborda algumas das múltiplas e divergentes vias em que se moveu a convivência entre a maioria cristã e a minoria judaica e a diversidade social, cultural e religiosa vivenciada nos territórios de fronteira, base da criação de uma identidade local e regional muito própria. Através deste debate científico pretende-se apoiar científica e tecnicamente as iniciativas de estudo, conservação e promoção turística das judiarias, ações que devem estar alicerçadas em investigação histórica rigorosa e atualizada.

No dia de aniversário, 27 de novembro, o programa inicia-se com o hastear da bandeira, às 10h30. Este momento solene contará com a participação da Banda de Famalicão da Serra e dos Bombeiros Voluntários da Guarda, de Famalicão da Serra e de Gonçalo. Segue-se, às 10h45, a Sessão Solene na Câmara Municipal que contará com a presença da Embaixadora de Israel, Tzipora Rimon.

O programa comemorativo prossegue pelas 12h00 com a inauguração da 'Rotunda do Anjo', na Avenida de S. Miguel, na Guarda-Gare. O 'Anjo' é a figura central desta obra e é da autoria do escultor guardense, Pedro Figueiredo.

Durante a tarde do dia 27 prosseguem as conferências da Guarda, pelas 14h30, que encerram com a apresentação do nº 35 da Revista Cultural 'Praça Velha' também dedicado ao tema 'Cristãos e Judeus'.

O orfeão do Centro Cultural da Guarda atuará no final desta sessão, presenteando a Cidade com o seu 'Hino à Guarda'.

Pelas 19h00 será ligada oficialmente, pelo Presidente da Câmara da Guarda, a iluminação da cidade no âmbito da iniciativa: 'Guarda, a Cidade Natal' - 2015.

O dia de aniversário da cidade mais alta termina com o espetáculo de Sara Tavares no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 21h30. Com 20 anos de uma carreira cheia de sucessos, conquistas e finais felizes, Sara Tavares é uma das poucas artistas portuguesas que não cantam fado a conquistar os palcos internacionais. Em dia de festa, Sara Tavares traz à Guarda um espetáculo com muita intimidade, emoções e partilha.

No dia 28 de novembro, sábado, às 15h00, inaugura na Galeria do Paço da Cultura da exposição de fotografia 'Transversalidades '. Na mesma sessão, será feito o lançamento do catálogo ' Transversalidades 2015 – Fotografia sem Fronteiras'.

As comemorações prosseguem pelo fim-de-semana dentro com uma série de atividades desportivas para todos os públicos e idades.

No sábado, dia 28, entre as 9h30 e as 18h00 decorre no Pavilhão Municipal de S. Miguel e no Pavilhão do INATEL o Torneio de Futebol Infantil Cidade da Guarda, estando prevista a participação de jovens atletas da categoria 'Benjamins', numa organização conjunta do Município e da Associação de Futebol da Guarda.

Ainda no sábado regressa à cidade mais alta o Grande Prémio de Atletismo Cidade da Guarda, uma iniciativa que vai na 39ª edição e que decorrerá no Parque Urbano do Rio Diz (PURD), a partir das 14h30. Trata-se de uma organização em parceria com a Associação de Atletismo da Guarda. Este Grande Prémio tem provas para todos os escalões etários a ser disputadas num circuito traçado no PURD e inclui também a realização de uma caminhada no percurso pedestre 'Entre Linhas'.

No domingo, dia 29, tem lugar uma das mais emblemáticas provas do BTT nacional da região, a Invernal de BTT Cidade da Guarda, com partida pelas 9h00 junto ao Estádio Municipal. O Município da Guarda junta-se uma vez mais à organização da iniciativa, com o Clube de Montanhismo da Guarda e com o apoio da Associação de Ciclismo da Beira Interior. A iniciativa será também uma vez mais apadrinhada por um jovem atleta da Guarda que é também uma referência nacional do ciclismo, David Rodrigues. A 'Invernal' terá prova de Maratona de 70 Km e Meia - Maratona de 40 km e ambas as distâncias contam para a classificação do Trofeu Maratonas da Beira Interior, da responsabilidade da Associação de Ciclismo da Beira Interior.

Ao longo do dia de domingo, 29, realizar-se-á o Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda no Pavilhão Municipal de S. Miguel, uma iniciativa organizada em parceria com a Guarda Basket e a Associação de Basquetebol da Guarda. Esta atividade vai já na 13 ª edição e irá envolver cerca de 140 atletas.

Imagem: Guarda celebra 816 anos da atribuição do Foral com programa comemorativo