Município da Guarda

Município da Guarda

Dança no TMG com as "Vidas de Lã" do Kayzer Ballet

03/11/2015
leitura do texto

Sexta-feira, dia 6 de novembro, pelas 21h30, sobe ao palco do Pequeno Auditório a companhia Kayzer Ballet com a peça 'Vidas de Lã', de Ricardo Runa. O espetáculo de dança, com coreografia e edição musical de Ricardo Runa, com música de Amália Rodrigues, Bernardo Sassetti, Júlio Resende, Carlos do Carmo, Jack Hemsey, Dark Matter e Epic Store, retrata a história da indústria têxtil na cidade da Covilhã.

«A Indústria têxtil foi outrora o sustento da cidade da Covilhã, considerada a 'Manchester' portuguesa devido ao elevado número de fábricas a trabalhar, com o passar dos anos e com a crise financeira que se abateu no país e na região, a cidade assistiu ao declínio de grande parte das suas fábricas, operários despedidos e vidas destroçadas. A cidade tem hoje um cemitério de fábricas abandonadas, espaços fantasma onde habitam outros seres vivos que não humanos. Famílias perderam a sua fonte de sustento, mas a cidade não parou… Não se esquece o passado, e é perante os obstáculos da vida que o Homem se reinventa», refere o texto de apresentação desta peça.

Kayzer Ballet, fundada a 4 de setembro de 2014, sediada na Covilhã, é a primeira Companhia de Bailado Jovem em Portugal e tem como diretor artístico Ricardo Runa. A Companhia tem como objetivo dar oportunidade a jovens bailarinos que concluíram recentemente a sua formação de «adquirirem experiência profissional e de crescer enquanto artistas e seres humanos», refere o grupo.

Imagem: Dança no TMG com as