GuardaFolia: regressa o Carnaval mais engalanado de Portugal!

11/01/2016

A folia carnavalesca regressa à cidade mais alta entre 5 e 8 de fevereiro. O programa Guardafolia 2016 inicia-se com um cortejo carnavalesco pelas escolas do concelho da Guarda. Cerca de duas mil crianças vão encher as ruas da cidade com a sua alegria contagiante, na tarde do dia 5 de fevereiro (sexta-feira). O tema escolhido este ano é o dos contos infantis.

Também a 5 de fevereiro arrancam as 'Tabernas do Entrudo'. Nesta edição, as Tabernas vão funcionar em vários espaços do Centro Histórico da Guarda (à semelhança da Rua da Doçura na Guarda: A Cidade Natal). Trata-se de uma iniciativa em colaboração com várias associações, comerciantes e empresários do concelho e promete aquecer corações e … estômagos com várias iguarias alusivas à época carnavalesca. A iniciativa funcionará entre 5 e 7 de fevereiro. Nos restaurantes e café prolongar-se-á até dia 9 (terça).

Para 7 de fevereiro, domingo, às 11h00, e com partida da Alameda de Santo André está marcada a mais divertida corrida do ano. A Fun Run promete um circuito citadino cheio de obstáculos (poucos) e de humor e divertimento (muito). Uma corrida para participar individualmente ou em grupo. As únicas condições para participar são o adereço carnavalesco e a boa disposição.

O momento alto e mais genuíno do programa será o do 'Desfile e Julgamento do Galo', um espetáculo de grande envolvimento popular baseado em tradições populares que terá lugar no domingo, dia 7 de fevereiro, a partir das 15h00. Este ano, para além do horário, a novidade é o envolvimento das Freguesias do Concelho. Foram 23 as freguesias que aceitaram o desafio da Câmara da Guarda e participarão ativamente no desfile e no espetáculo. O desfile terá início na Alameda de Santo André e em direção à Praça Luís de Camões, onde decorrerá o 'Julgamento do Galo', um espetáculo que tem vindo a marcar a diferença nos Programas de Carnaval de todo o país.

Nesta edição, o texto do Galo do Entrudo é da autoria de Joaquim Martins e a direção artística está a cargo de José Rui Martins do Trigo Limpo/ Teatro ACERT e a conceção e execução do Galo é do artista Fernando Merino com a colaboração dos alunos de artes da Escola da Sé (orientados pelo professor Agostinho da Silva).

E em véspera de Carnaval, na segunda, dia 8 de fevereiro, a Câmara da Guarda propõe teatro de revista com 'Juntos em Revista' com Marina Mota e Carlos Cunha. Um divertido espetáculo que subirá ao palco do Grande Auditório do TMG às 21h30. Para rir em família e a bandeiras despregadas.

Imagem: GuardaFolia: regressa o Carnaval mais engalanado de Portugal!