Município da Guarda

Município da Guarda

Sábado no TMG: Terra Sonâmbula" de Mia Couto pela ESTE | Estação Teatral

12/01/2016
leitura do texto

A partir de 'Terra Sonâmbula' do escritor moçambicano Mia Couto e numa encenação de Nuno Pino Custódio, o TMG apresenta no próximo dia 16 de janeiro (sábado) o espetáculo homónimo da ESTE - Estação Teatral. Com Rosinda Costa (atriz) e Alexandre Barata (músico). No Pequeno Auditório, às 21h30.

«Em lugar onde a guerra tinha morto até a estrada, um velho e um miúdo que procura os seus pais seguem caminhando, bamboleantes, como se tivesse sido esse o seu único serviço desde que nasceram... Assim começa 'Terra Sonâmbula', por aqui seguirá o seu caminho, através da transposição para o teatro desses traços tão marcantes da essência, da forma de comunicação, da singularidade e da poética de Mia Couto. Como fazer valer a força de uma arte do espaço e da presença para que ressoe a profundidade de uma escrita tão singular, tão única é tão bela?», refere a sinopse.

A cumplicidade e identificação com premissas e paradigmas que norteiam uma ideia de teatro hoje, estão na génese do encontro de Nuno Pino Custódio com a atriz Rosinda Costa (Teatro do Vestido), com quem partilharam tempo, em Maputo, com o escritor moçambicano, nascendo deste cruzamento a vontade de verter para a espacialidade este tão aclamado romance. Recorrendo a princípios que se identificam com a perspetiva de um Teatro Total, o corpo de uma atriz faz-se ferramenta absoluta na evocação de espaços, tempos, personagens, emoções, ações.

A Estação Teatral, volvida uma década, retorna à utopia de uma diáspora, depois de justamente em 2004 ter-se feito ao caminho e atravessado distâncias atlânticas com a sua primeira peça, 'Mãe Preta'.

Bilheteira on line aqui.

Imagem: Sábado no TMG: Terra Sonâmbula